Futebol

Clássico entre Vasco e Flamengo volta a ser disputado após 11 anos

Flamengo e Vasco irão protagonizar o primeiro Clássico dos Milhões e, talvez o único, de 2016. A bola ainda não rolou para o duelo, marcado para o próximo domingo (14), mas as polêmicas que cercam os bastidores do jogo não param de ganhar os holofotes. Uma delas é o local da partida. Sem os principais estádios do estado disponíveis, já que os mesmos estão fechados por conta dos Jogos Olímpicos, poucas opções se apresentaram capazes de abrigar o derby. Com esse cenário, a decisão foi tomada. A casa Cruz-Maltina, o Estádio de São Januário, receberá o confronto.

Com a confirmação, muita discussão. Do lado Cruz-Maltino, celebração. Finalmente o clube volta a mandar partidas contra seus grandes rivais em seu estádio. Do lado Rubro-Negro, questões como segurança e capacidade do estádio foram, e continuam sendo, amplamente discutidas. Entretanto, não será a primeira vez que a Colina histórica receberá o Clássico dos Milhões. No total, já foram 34 duelos. A vantagem, não muito ampla, é dos donos da casa. 15 vitórias para o Vasco, 10 para o Flamengo e nove empates.

O último Clássico dos Milhões em São Januário aconteceu em 2005, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na época, o futebol carioca vivia uma crise, talvez pior do que a atual. O Rubro-Negro frequentava a zona de rebaixamento, ocupando a 20ª posição. O Vasco não vivia muito longe, estava em 16º. Em campo, melhor para os vascaínos. 2 a 1 no placar. Comandados por Renato Gaúcho, Wagner Diniz e Romário balançaram as redes. Sob a batuta de Andrade, César Ramírez, El Tigre, descontou para os rubro-negros. Nas arquibancadas, muita confusão.

Já a última vitória do Flamengo em um Clássico dos Milhões protagonizado em São Januário aconteceu em 1973. Em um amistoso, o Rubro-Negro venceu na Colina, com gol marcado por Paulo Cézar Caju.

Desde então, todos os duelos entre os arquirrivais alternaram entre diversos locais, inclusive fora do estado, menos na Colina. Outro dado curioso do Clássico dos Milhões, em São Januário, é que foi no estádio que aconteceu a maior goleada do Cruz-Maltino, e da história do duelo. Em 26 de abril de 1931, também pelo Campeonato Carioca, os vascaínos aplicaram o impiedoso placar de 7 a 0 sobre os rubro-negros, com gols de Russinho, quatro vezes, Mário Mattos, duas, e Sant’Anna, uma.

Dois grandes motivos cercam a discussão do clássico em São Januário. O primeiro são as dimensões que o duelo adquiriu. Duas grandes torcidas e muita rivalidade, que em diversas vezes ultrapassou o limite do saudável, e acabou em cenas lamentáveis. Por conta disso, as forças de segurança terão muita cautela, e trabalho, no próximo domingo (14), já que o cenário para uma confusão é propício. O segundo motivo, talvez o mais relevante, foi a inauguração do Maracanã, em 1950. Desde a construção do estádio, que tem recebido a maioria das partidas, a Colina foi palco de apenas seis jogos, com dois empates e dois triunfos para ambos os lados.

Entretanto, apesar da vantagem em seu estádio, o Vasco leva a pior nos números gerais do Clássico dos Milhões. Nos 392 encontros foram 148 vitórias rubro-negras, 137 vascaínas e 107 empates. O Flamengo marcou mais vezes, tendo balançado as redes em 515 oportunidades, enquanto o Cruz-Maltino anotou 502 gols.

Para o Clássico dos Milhões do próximo domingo (14), não existem muitas certezas. Talvez, um favoritismo para o Cruz-Maltino, pela empolgação de voltar a mandar o duelo contra seu arquirrival em sua casa. Para o Rubro-Negro fica a motivação de superar o Vasco em pleno Estádio de São Januário. Mas nada que dê alguma previsão sóbria para a partida. De certeza, temos apenas que o jogo promete ser emocionante. E que as forças de segurança terão, no mínimo, muito trabalho para conter os mais exaltados.

Fonte: Esporte Interativo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir