Outros Esportes

Clubes do Rio decidem não participar do Brasileiro de Remo

Vasco, Flamengo, Botafogo e Piraquê, em coletiva na manhã desta terça-feira, anunciaram, junto com a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), a decisão de não participar do Campeonato Brasileiro de Remo deste ano. Os clubes chegaram a este consenso por conta da Confederação Brasileira de Remo (CBR) mudar data e local da competição com apenas dois meses de antecedêcia e sem consultar atletas ou instituições participantes.

O presidente da CBR, Edson Altino Jr, transferiu do Rio de Janeiro no dia 3 de outubro para Brasília, em 1º de novembro, que é também a mesma data da última etapa do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro, a disputa do Brasileiro da modalidade. E os envolvidos atestam que o calendário da FRERJ foi feito de acordo com o da CBR, que ao fim de 2013 fechou as datas para 2014 e 2015.

- Essa mudança atinge cerca de 70 pessoas, entre profissionais e atletas, só no Flamengo. Além de afetar completamente a preparação do atleta e o planejamento de cada técnico. Nós trabalhamos com foco no pico e agora teríamos que adiar esse pico para outra data. Essas mudanças também aumentam o risco de lesão - afirmou Edson Figueiredo, supervisor técnico do remo do Flamengo.

Confira abaixo os depoimentos dos demais envolvidos na coletiva:

Marcelo Murad, diretor de remo do Botafogo

"O presidente da CBR decidiu, intempestivamente, realizar o Brasileiro em Brasília, na mesma data em que será disputado o Estadual do Rio de Janeiro e, assim, está deliberadamente agindo para prejudicar os clubes cariocas e seus atletas, inclusive aqueles que formam cerca de 70% da seleção nacional. Essa mudança foi feita a dois meses da realização da competição nacional, o que impede a participação dos remadores cariocas até por falta de recursos. O Botafogo estará impedido de lutar pelo tricampeonato de sênior e júnior, em total falta de tato e coerência por parte da CBR. Além disso, os clubes do Rio não tinham previsão orçamentária para o deslocamento de barcos e atletas para Brasília"

Antônio Lopes, vice-presidente de remo do Vasco

"Em uma assembleia realizada em 2013, onde estavam os presidentes de todas as federações do Brasil, ficou decidido de forma unanime que o Brasileiro de Remo em 2014 e 2015 seriam no Rio de Janeiro. Essa assembleia é dos presidentes das federações do Brasil, não só do Rio. Agora, por uma questão política, a CBR transferiu a competição para a mesma data da final do nosso Estadual. Isso tudo ocorreu sem consulta às federações. Outro problema é que a cidade de Brasília está passando por uma seca muito grande, isso é até prejudicial para os atletas"

Marcos Almeida, representante da FRERJ

"Na minha opinião, a decisão de alterar a data e o local do Brasileiro foi uma decisão unilateral da CBR com fins de retaliação e afronta a FRERJ por críticas a gestão do atual presidente da entidade. Não existe condição dessa administração prosseguir no comando da entidade. O legado que a CBR deveria buscar com as Olimpíadas de 2016 foi jogado fora. Nós da federação repudiamos as atitudes tomadas pelo presidente da CBR –”

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir