Futebol

Cocada relembra gol histórico em 1988 e diz querer ser técnico do Vasco

Um dos maiores ídolos do Vasco chama-se Edmundo. Não é o Animal, mas alguém com temperamento mais doce: Cocada. Luiz Edmundo Lucas Corrêa entrou para a história do futebol carioca o a ser o último herói do Vasco em um clássico no qual o time de São Januário tem sido o segundo de 1988 em diante.

Há 25 anos, Cocada saiu do banco para entrar na seleta galeria de personagens históricos do clássico que já foi dos Milhões. Ao lamentar o apequenamento do Maracanã e do Campeonato Estadual, Cocada lembra que seu feito fez dele um gigante em uma época na qual craques como Romário, Renato Gaúcho, Bebeto, Andrade e Geovani ainda desfilavam seus talentos em campo.

- Virei uma lenda por causa daquela situação - disse Cocada, de bom humor, por telefone, de Campo Grande (MS), de onde manda a receita para o Vasco, enfim, vencer o Flamengo após cinco finais (1999, 2000, 2001 e 2004, pelo Carioca, e 2006, na Copa do Brasil):

- Para acabar com o jejum, só um novo Cocada, porque este Vasco é parecido com aquele. Ganha na garra, na raça, e contra o Flamengo não pode ser de outra maneira.

E que situação. A final do Carioca de 1988 foi a última vez que o Vasco venceu o Flamengo em uma decisão. No primeiro jogo do bicampeonato, o rubro-negro foi derrotado por 2 a 1, gols de Bebeto, para o Flamengo, e Bismarck e Romário, para o Vasco. A segunda partida já caminhava para o fim. O Vasco seria campeão de qualquer jeito, porque só precisava do empate. Empate? Que nada...

- Naquela época, a regra permitia apenas duas substituições. Nem pensava em entrar. Estava com a chuteira desamarrada, nem entraria mais. Aí o "Laza" (Sebastião Lazaroni) me chamou...

Em disparada pela ponta-direita, o lateral, então com 28 anos, chegou na entrada da área e chutou colocado, sem defesa para Zé Carlos. O placar marcava 44 minutos do segundo tempo. Cocava havia entrado aos 41, e seria expulso aos 45, por ter tirado a camisa para comemorar.

- Entrei e fui para o ataque, porque o Flamengo estava em cima, tinha que desafogar. E consegui o lance que marcou minha vida inteira. Joguei três anos no Vasco, e vi muito jogo histórico, mas aquilo jamais se repetiu - afirmou Cocada.

Sobre o polêmica provocação que teria feito ao técnico rubro-negro Carlinhos, Cocada se defende e garante que não começou a confusão.

- Me derrubaram na frente do Carlinhos, mas não falei nada. Acabou que o juiz me expulsou e também o Romário. Do lado deles, Renato Gaúcho e Alcindo. levaram o vermelho. Havia muita rivalidade. Sobrou até para o PC Gusmão, que era o nosso goleiro reserva... - lembrou Cocada.

Na saída de campo, Cocada deu uma entrevista histórica e profética:

- Daqui a 20 anos, meu nome será lembrado como o jogador que fez o gol do título.

Mais de 20 anos se passaram e o nome de Cocada ainda tem um gosto amargo para os rubro-negros. Poucos torcedores do Flamengo sabem, ou fizeram questão de esquecer, mas Cocada também foi campeão na Gávea. E Brasileiro, em 1983, quando era reserva. Nem por isso ele fica em cima do muro.

- Mas eu sou Vasco. Sempre vou ser Vasco. Apesar de ter ganho um Brasileiro com o Flamengo, fiquei três anos em São Januário. Na Gávea, foram oito meses. E era impossível ser titular daquele time rubro-negro, simplesmente um dos melhores do mundo. Minha preferência é notória pelo Vasco - garantiu Cocada.

Irmão de Müller, atacante de seleção brasileira, Cocada não vive no ostracismo nem cercado de fama e fortuna. Achou o equilíbrio como professor de educação física e um cargo na secretaria de Esportes de Campo Grande, onde dá aulas para alunos da periferia enquanto sonha em voltar a ser grande no Rio:

- Meu objetivo de vida é ser técnico do Vasco.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário