Futebol

Com arbitragem suspeita e erro infantil de Nílton, Vasco empata com Atlético

O Vasco conseguia manter sua boa fase no Brasileirão até os 38 minutos do segundo tempo do confronto contra o Atlético-MG. Porém, em lance infantil, Nilton derrubou Daniel Carvalho dentro da área e permitiu o empate dos mineiros, em cobrança de Ricardinho. Éder Luís abriu o placar para o Vasco. Final, 1 a 1.

Em um primeiro tempo fraco, Éder Luís abre o placar

Desde o início do jogo ficou clara a falta que Carlos Alberto e Zé Roberto fariam ao time do Vasco. Com Fumagalli escondido em campo, a capacidade de criação do time ficava sem responsáveis.

O Galo foi o primeiro a chegar. Logo aos sete minutos, após receber lançamento de Diego Souza, Daniel Carvalho ajeitou de primeira, colocando Fabiano cara a cara com Fernando Prass. O goleiro, porém, fez valer a boa fase que atravessa e abafou o volante atleticano.

O Vasco não conseguia chegar e apelava para chutes de fora da área de seus volantes, sempre sem direção. O técnico PC Gusmão deixou claro o posicionamento de Nilton como terceiro zagueiro desde o início do jogo. O volante caiu pela esquerda, dando suporte aos companheiros Dedé e Titi.

Dedé e Fagner eram os únicos que conseguiam menter o nível das últimas partidas do Gigante da Colina. Com um Vasco mais concentrado no campo de ataque depois da metade do primeiro tempo, o lateral-direito passou a ser o mais acionado da equipe.

E foi de seus pés que saiu o grande lance do Cruzmaltino. Após imprimir velocidade pela direita, ele encontrou Éder Luís na entrada da área. O camisa 7 dominou e, mesmo marcado, girou chutando. A bola foi ao encontro do ângulo de Fábio Costa, que não teve o que fazer: 1 a 0 para o Vasco.

Mesmo atrás no placar, o Galo não conseguiu reagir até o fim dos 45 minutos iniciais. Os principais jogadores dos mineiros, Diego Souza e Daniel Carvalho, eram anulados pela dura marcação carioca.

Os dois times foram para os vestiários com 1 a 0 para os donos da casa, em um jogo tecnicamente fraco.

Nilton faz pênalti bobo e Galo empata no finzinho

Na volta dos vestiários, o técnico Vanderlei Luxemburgo deixou claro que buscava um resultado melhor. Além de tirar o volante Serginho para a entrada do apoiador Ricardinho, ele substituiu o zagueiro Lima pelo atacante Neto Berola.

Mas o Vasco também mudou de postura em relação ao início da partida. Aos seis minutos, Rômulo pegou sobra do ataque, esticou e chutou uma bola que passou perigosamente por cima do gol de Fábio Costa.

Quatro minutos depois, a primeira baixa no Cruzmaltino. O atacante Nunes deixou o gramado para a entrada do jovem Nilson. Pouco depois, mais uma mudança. Fumagalli, com atuação apagada, saiu para a entrada de Fellipe Bastos. Com isso, o Vasco ficou com quatro volantes em campo.

Era um convite para o Atlético-MG ir para cima. E o Galo foi. Aos 18, Daniel Carvalho cobrou falta da entrada da área e a bola acertou a trave de Fernando Prass.

Para piorar a situação, Éder Luís sentiu dores na coxa direita e forçou o técnico PC Gusmão a queimar sua última substituição. No lugar do autor do gol, entrou Jonathan, com características bem parecidas com as do camisa 7.

E o Galo aproveitou a oportunidade para atacar. Aos 38, em jogada rápida pela direita, Daniel Carvalho driblou Nilton em direção à área e, em um erro infantil, o volante derrubou o camisa 10 do Galo. Cléber Welington Abade não teve dúvidas e marcou pênalti, que Ricardinho bateu e converteu. Fernando Prass por pouco não defendeu..

De positivo para os vascaínos, apenas a manutenção da invencibilidade, que agora, chega aos 12 jogos. E de PC Gusmão, que bateu o recorde de Muricy Ramalho e é o técnico que mais tempo ficou sem perder na era dos pontos corridos, chegando a 19 rodadas. O comandante, porém, foi expulso após reclamar muito do juiz da partida, manchando seu novo feito.

Com o empate, o Cruzmaltino chega aos 27 pontos na competição. O Galo continua sua luta contra o rebaixamento, com 18.

Na próxima rodada, o Gigante da Colina visita o Palmeiras, domingo, no Parque Antártica. Já o Atlético-MG, recebe o Grêmio Prudente, no Ipatingão, no mesmo dia.



TÉCNICA
VASCO 1 x 1 ATLÉTICO-MG


Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 09/09/2010 - 21h (de Brasília)
Renda/Público: R$ 143.390/6.536 pagantes
Árbitro: Cléber Welington Abade (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e João Bourgalder (SP)
Cartão amarelo: Rômulo (VAS); Rafael Jataí (ATM)
Gols: Éder Luis, aos 37 minutos do primeiro tempo; Ricardinho aos 39 da segunda etapa

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Titi e Jumar; Nilton, Rafael Carioca, Rômulo e Fumagalli (Fellipe Bastos, 15\"/2ºT); Éder Luís (Jonathan, 24\"/2ºT) e Nunes (Nilson, 10\"/2ºT). Técnico: PC Gusmão

ATLÉTICO-MG: Fábio Costa, Werley, Lima (Neto Berola, intervalo) e Réver; Diego Macedo, Serginho (Ricardinho, intervalo), Fabiano (Mendez, 18\"/2ºT), Rafael Jataí e Eron; Daniel Carvalho e Diego Souza. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fonte: Lance/SuperVasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri