Futebol

Com Martín Silva na reserva, Uruguai vence a República Tcheca

O Uruguai cumpriu o papel esperado e venceu a República Tcheca nesta sexta-feira, por 2 a 0, em jogo válido pela China Cup, torneio amistoso realizado na cidade de Nanning. A Celeste contou com os gols de Suárez, de pênalti, e Cavani, de bicicleta, para superar a seleção do Leste Europeu, que não estará na Copa do Mundo.

Contra os tchecos, os uruguaios tiveram a oportunidade de enfrentar uma equipe que adota uma formação parecida àquela usada pela Rússia (uma linha defensiva de cinco homens). O teste valeu a pena para ver a postura da equipe de Óscar Tabárez, já que os russos estão no mesmo Grupo A da Celeste na Copa-2018.

A dupla de ataque do Uruguai mais uma vez justificou o respeito que impõe. Suárez e Cavani não jogaram sozinhos, mas deram uma luz aos movimentos ofensivos da Celeste.

Foi Suárez quem sofreu, logo aos nove minutos, o pênalti que originou o primeiro gol da partida. Ele recebeu um ótimo passe de Arrascaeta (o jogador do Cruzeiro fez um bom primeiro tempo) e foi derrubado de forma até infantil pelo goleiro Pavlenka. O Pistoleiro não desperdiçou. O gol cedo "anestesiou" o efeito da postura defensiva dos tchecos.

Cavani, por sua vez, conseguiu achar espaços, apesar da linha de cinco defensores da República Tcheca. Um momento de desatenção na saída da defesa o permitiu receber com muita liberdade um lançamento que culminou com a conclusão de bicicleta. Plasticidade pura para fazer o segundo gol da partida.

Aproveitando o contexto favorável para testes, Tabárez promoveu, já no segundo tempo, a estreia do meio-campista Torreiro, de 22 anos, jogador da Sampdoria. Ele se torna mais uma opção para uma equipe uruguaia que conta com jovens talentos no setor (Bentancur, 20 anos, e Nández, 22, foram titulares). Torreiro, no entanto, não mostrou muita coisa, já que a seleção já estava em ritmo desacelerado.

PONTO NEGATIVO

Curiosamente, a Celeste apostou pouco na ligação direta, já que estava com a responsabilidade de propor o jogo. A equipe, inclusive, teve problemas quando a República Tcheca conseguiu encaixar a marcação na saída de bola. Houve minutos, logo após o primeiro gol, em que os uruguaios chegaram a ficar entrincheirados, mas o gol dos tchecos não veio - a qualidade ofensiva não é o forte da seleção. No segundo tempo, os europeus até acertaram o travessão, mas não foram além disso.

ATENÇÃO

O zagueiro Giménez deixou a partida com uma lesão no pé. Fica a preocupação para os próximos jogos do Uruguai.

O Uruguai jogou no 4-4-2 com: Muslera, Varela, Godín, Giménez e Laxalt; Nández (Carlos Sanchez), Bentancur (Maximiliano Gómez), Vecino (Torreira) e De Arrascaeta (Gastón Ramírez); Suárez (Rodríguez) e Cavani (Stuani). Técnico: Óscar Tabárez.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário