Futebol

Com saída de veteranos, Vasco diminui média de idade do time

Uma principais críticas ao elenco do Vasco era ter um elenco envelhecido, com muitos jogadores que já haviam passado do auge técnico e, principalmente, físico. Após um trabalho de reformulação feito por diretoria e comissão técnica, no entanto, este panorama começou a mudar. Na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, no Independência, na última rodada, a média de idade da equipe foi de 25 anos.

Contra o Galo, o técnico Milton Mendes escalou o time com Martín Silva, Gilberto, Paulão, Rafael Marques e Ramon; Jean, Bruno Paulista, Escudero, Mateus Vital e Paulinho; Paulo Vitor. No primeiro jogo oficial deste ano, a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, a média foi de 29 anos: Martín, Madson, Luan, Rodrigo e Henrique; Julio dos Santos, Andrezinho, Escudero e Nenê; Eder Luis e Thalles.

Desde o início da temporada até agora, alguns veteranos deixaram o clube, como Rodrigo (36 anos), Julio dos Santos (34), Muriqui (31) e Andrezinho (33). Nenê, de 36 anos, não saiu, mas não tem sido escalado depois de ter pedido para não viajar por causa de uma proposta - que acabou não sendo apresentada ao Vasco.

O mais jovem atualmente é o atacante Paulinho, de 17 anos, justamente o autor dos gols da vitória sobre o Atlético-MG. Além dele, Paulo Vitor, de 18 anos, foi titular. Apesar de confiar nos garotos, o técnico Milton Mendes acredita que o ideal é não dar responsabilidade exagerada a eles.

- Não tenho problema nenhum em colocar um garoto de 17 anos para jogar. É só confiar. Acredito muito em todos. Paulinho fez bem a parte dele. É um menino, temos que tomar cuidado. Não podemos jogar muito protagonismo para eles - disse o treinador após vencer o Galo.

Há outros jovens, como o meia Guilherme, de 23 anos, que estão firmes na luta por uma vaga. Os "velhinhos" que se cuidem, apesar de a união juventude/experiência ainda ser bem vista.

- Dos meninos eu sou o menos jovem. Quero exaltar essa mescla deles com os mais experientes. É fundamental. O mais importante é a adaptação ao grupo. E nosso grupo recebe muito bem todo mundo - disse Guilherme.

Oitavo colocado do Campeonato Brasileiro com 23 pontos, o Vasco volta a campo na próxima segunda-feira, às 20h, em Volta Redonda, para enfrentar o Atlético-PR.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri