Política

Comandante do Gepe analisa ocorrências em São Januário

Foram mais de dez anos sem a realização de um clássico de jogos profissionais em São Januário. Até que na tarde deste domingo (14), o Vasco recebeu e bateu o Flamengo por 1 a 0 em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Houve uma operação especial do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios) e algumas ocorrências registradas antes do apito inicial e durante a partida, nas arquibancadas e também em outros locais.

Cerca de uma hora e meia antes do início do jogo, dezesseis pessoas que estavam na área destinada à torcida rubro-negra, e que foram responsabilizadas pela depredação do banheiro do local, quebrando pias, vasos sanitários e lâmpadas, foram detidas. A questão foi comentada pelo Major Silvio Luiz, comandante do Gepe. O oficial também destacou o sucesso na operação feita para a locomoção de torcedores do Flamengo até o estádio em segurança.

 - Nós tivemos uma semana de preparação com várias medidas de prevenção, várias reuniões. Antes do início do jogo, tivemos tudo transcorrendo tranquilamente. As torcidas do Flamengo se concentraram conforme combinado com o Gepe e chegaram cedo ao estádio. Alguns problemas pontuais ocorreram como foi o caso de algumas pessoas quebrando o banheiro (foto) que eles mesmos iriam utilizar, a torcida visitante. Foram dezesseis pessoas movidas para a delegacia - disse o comandante em entrevista ao FutRio.

O Major Silvio Luiz também revelou relatos de pedras sendo atiradas das arquibancadas durante o jogo e salientou que a equipe responsável por monitorar o estádio está trabalhando para identificar os responsáveis. O comandante também condenou a atitude das pessoas que foram ao estádio com intenções inadequadas em relação a uma partida de futebol.

 - Nós já estamos na sala de monitoramento para puxar as imagens, que foram gravadas, para que a gente possa identificar esses torcedores. Infelizmente, alguns torcedores vêm para o estádio, mas não com a intenção de torcer. Então ele (torcedor) fica dentro do estádio procurando, soltando uma pedra, caçando algum objeto que ele possa arremessar. Deve haver um trabalho muito grande de conscientização dos torcedores para que eles venham ao estádio não para buscar ferir outras pessoas, e sim torcer. Vamos buscar as imagens, tentar identificar esses torcedores e acionar a juizado do torcedor para que as medidas sejam adotadas - ressaltou.

A operação do Gepe em São Januário contou com cerca de 500 policiais. Nas arquibancadas, durante o primeiro tempo, os policiais precisaram conter os torcedores dos dois lados após a explosão de um artefato na área que separava as duas torcidas. Também houve o auxílio do Batalhão de Polícia de Choque, que foi acionado quando torcedores do Vasco tentavam invadir a área destinada aos rubro-negros. Confira outros trechos da entrevista com o Major Silvio Luiz:

Balanço das ocorrências

A gente considera dentro de uma normalidade os problemas que tivemos, sem torcedores gravemente feridos ou com ferimentos que poderiam causar algum transtorno. A Polícia Militar atuou com diversas unidades dando todo o apoio para que o evento ocorresse dentro da melhor forma possível.

Problemas durante o jogo

Durante o jogo, a rivalidade é muito grande, e em determinados momentos a gente precisou conter, em alguns momentos, a torcida do Flamengo e também a do Vasco, que tentava acessar o setor visitante. Então, em alguns momentos precisamos usar gás. Atrás da arquibancada, a torcida do Vasco tentou descer e o Batalhão de Choque, prontamente, atuou e dispersou os torcedores que de alguma maneira tentavam chegar até o local dos visitantes. Com isso, temos algumas atuações que não diferem muito de outros jogos onde a rivalidade é muito grande. Esse tipo de problema realmente ocorre.

Planejamento a fim de evitar mais problemas

Saiu da forma que foi planejado. Todas as medidas que adotamos ao longo da semana, e viemos conversando para que elas fossem realizadas, nós realizamos e com isso conseguimos evitar diversos problemas.

Outros clássicos em São Januário

Não tenho como falar sobre os próximos clássicos neste momento. Já sei que tem um Vasco x Botafogo marcado para São Januário. Vou aguardar os relatórios que minha equipe vai fazer para a gente verificar todas as situações que aconteceram no estádio. Vasco e Botafogo têm um histórico de amizade, então é um jogo que tem um pouco mais de facilidade para ser feito. Mas vamos avaliar todos os pontos, fazer uma avaliação correta e completa de todo o panorama do jogo.

Fonte: FutRio
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri