Clube

Confira as possíveis mudanças no estatuto

Os membros do Conselho Deliberativo do Vasco terão até o dia 24 de abril para apresentar emendas à nova proposta de estatuto do clube, elaborada pela Comissão de Reforma. O documento foi apresentado nesta noite, em reunião na sede náutica cruz-maltina, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Também foi marcado o novo encontro do conselho, desta vez para votar de vez as mudanças no estatuto: 29 de maio. É necessária a aprovação de dois terços do Deliberativo, atualmente composto por 300 membros.

Caso aconteça a aprovação, o último passo para referendar as alterações no estatuto do Vasco será a realização de uma Assembleia Geral. Esta reunião também tem data para acontecer: 13 de junho.

A Comissão de Reforma do Estatuto é formada por oito pessoas, responsáveis por elaborar uma proposta a partir de sugestões enviadas por sócios em março. Compõem a comissão: Alexssander Tavares, Bruno Barata, Carlos Leão, Denis Carrega Dias, Leonardo Rodrigues, Luis Manuel Fernandes, Mauro Abdon e Roberto Monteiro.

Entre as propostas apresentadas, está o aumento do número de membros dos conselhos Deliberativo, Fiscal e de Beneméritos. A princípio, está mantido o sistema de eleição indireta para presidente.

Confira as possíveis mudanças:

Para votar: o sócio precisará ter, pelo menos, dois anos de associação para poder votar. Atualmente, o limite é de um ano.

Elegibilidade: para ser candidato a presidente, o sócio precisará ter 10 anos de efetividade social, 35 anos de idade e pelo menos um exercício como membro do Conselho Deliberativo do clube. Para os demais cargos, precisará ter oito anos de efetividade social.

Conselho Deliberativo: passará a ter 360 membros, em vez dos 300 atuais: 180 eleitos e outros 180 natos. Atualmente, são 150 eleitos e 150 natos.

Conselho Fiscal: passará a ter cinco membros, em vez dos três atuais. Três serão eleitos pela chapa vencedora e outros dois pela segunda colocada.

Conselho de Beneméritos: passará a ter 200 membros. Atualmente, são 150 natos. No estatuto atual, não está estabelecido número de representantes.

Embaixadas: proposta é de que a diretoria administrativa estabeleça critérios para a criação de embaixadas no exterior ou fora do estado do Rio de Janeiro.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir