Futebol

Confira detalhes da entrevista coletiva de Eurico Miranda

Na tarde desta sexta-feira (12/02), na Sala de Imprensa de São Januário, o presidente Eurico Miranda concedeu uma entrevista coletiva e descartou qualquer tipo de mudança no local da partida entre Vasco e Flamengo, que acontecerá no próximo domingo (14), às 17 horas, na Colina Histórica. De acordo com o dirigente, não há nenhuma hipótese do "Clássico dos Milhões" ser realizado em outro lugar, pois o estádio possui as condições necessárias para receber grandes jogos.

Confira abaixo alguns temas abordados durante a entrevista:

Realização do Clássico dos Milhões em São Januário:

"No dia 15 de janeiro, ocorreu um arbitral na federação que indicou os estádios onde seriam realizados os jogos do Carioca. Falando do Vasco x Flamengo, especificamente, foi acertado que ele aconteceria em São Januário. E por qual motivo foi marcado com essa divisão de torcida? Por questão de segurança! Parece que isso de 90 a 10 nunca aconteceu. Precisou vir um treinador de São Paulo para falar ao Flamengo que isso acontece direto. Está no estatuto do torcedor. Essa estratégia foi utilizada devido a uma determinação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que emite todo ano um documento falando sobre a situação dos estádios de futebol. No último relatório, inclusive, começaram por São Januário. Eles afirmam neste documento que nosso estádio tem tudo que é necessário, não apresenta problemas. Existem apenas algumas restrições, como a necessidade de se utilizar na área social 20 stewards, que são pessoas que ficam voltadas para a torcida. Também pede que o clube não reserve o vestiário dos juniores sem o consentimento da PM. Justamente para atender esse tiem, marcamos a preliminar para esse sábado. No caso de clássicos estaduais, o número de torcedores visitantes precisam ser reduzidos para 10% para uma melhor segurança. Assim foi feito. O Flamengo tomou conhecimento de tudo isso. É importante lembrar que também foi feita uma reunião para tratar da realização do jogo e na ata da mesma constam quatro assinaturas de representantes do Flamengo. Todos os órgãos responsáveis por uma partida de futebol estiveram presentes no encontro. Por tudo isso, fiquei surpreendido ao ver o presidente do Flamengo declarar que o clube não havia sido notificado e que não sabia como iria funcionar a segurança do estádio. Ele chegou a dizer que estava preocupado com a segurança dos torcedores e dos moradores das redondezas. Qual a intenção? Ele acha que o torcedor do Flamengo que virá ao clássico é bandido? Isso só serve para tirar o torcedor do jogo, sendo que tivemos todo o cuidado para a coisa ser feita da melhor maneira".

Ministério Público

"Não fomos notificados pelo Ministério Público. Inventaram um negócio de TAC, algo que já está amplamente superado. Fizeram esse acordo lá atrás, na gestão anterior, de uma forma indevido, mas tudo que foi colocado nele, o Vasco cumpriu. Quem costuma acompanhar o clube diariamente, deve ter reparado nisso. O MP lá atrás, logo no começo da nossa gestão, pediu para que tirassémos as salas das torcidas organizadas, e elas foram retiradas. Pediram outras coisas e tudo foi feito, incluindo a colocação de câmeras de segurança. Tudo isso não foi realizado para esse clássico, mas lá atrás. Não precisamos inventar nada agora. Eu vejo essas informações desencontradas como um desserviço ao futebol, uma maldade. São Januário tem culpa de existir? O Vasco tem culpa de ter estádio? Feliz de ver a entrevista do técnico do Flamengo. Ele demonstrou ter noção das coisas e disse que o único estádio em condições de receber grandes jogos no Rio de Janeiro é São Januário. O Vasco tem culpa do Maracanã e do Engenhão estarem fechados? Quem viu o jogo realizado entre Vasco x Corinthians percebeu que ele foi realizado com a maior tranquilidade. Nosso estádio possui capacidade de receber qualquer jogo com tranquilidade e segurança. O Vasco é consciente de suas responsabilidades. O presidente do Flamengo não conhece rigorosamente nada. O responsável é o mandante, e nós temos preocupações em relação à segurança, tanto é que pedimos, colocamos na ata. Todas as providências foram tomadas. O torcedor do Vasco não pode ser induzido por essas campanhas que são contra o futebol e o Vasco. Querem mostrar que o estádio não tem capacidade de realizar partidas da envergadura de um Vasco x Flamengo, o que não é verdade".

Organização e segurança para o jogo

"Claro que existe uma diferença em relação as outras partidas, mas o procedimento será o mesmo do jogo entre Vasco e Corinthians, que foi considerado de alto risco. Ocorreu tudo bem naquela partida. As providências que são tomadas em relação ao um jogo dessa envergadura são muito mais na parte externa, na questão de acesso, do que internamente. Internamente, o Vasco esta absolutamente preparado para receber jogos de grande porte"
Dimensão do clássico entre Vasco x Flamengo

"Esse jogo, jogado em qualquer lugar, seja onde for, é um Vasco x Flamengo. Isso não importa. Por mais que pessoas queiram tirar o brilho, esse jogo tem luz própria. A partida será transmitida para 18 estados da federação, o que demonstra a força desse clássico".

Condições oferecidas ao Flamengo

"O Flamengo não quis vender ingressos, mas abrimos venda para a torcida deles em nossa Sede Náutica, de forma exclusiva. Primeiro, foi oferecido para que eles pudessem vender na Gávea, mas não quiseram. Todas as condições foram dadas. Eles não exigiram nada. Apenas conversamos e eles colocaram algumas necessidades. Não as coloco como exigências, apenas como solicitações, como por exemplo ter uma cabine de rádio para a comissão técnica. Foram pedidos razoáveis. Se não fossem, eles não seriam atendidos mesmo. Independente do que foi dito, tudo que acertado com o Vasco está mantido. O Vasco sempre soube receber seus adversários"

Presidente do Flamengo e Muricy Ramalho

"O regulamento da competição diz claramente que o mandante, nesta primeira fase do campeonato, possui o mando de campo. Nós resolvemos exercer esse mando de campo, e queremos jogar em São Januário. Durante o arbitral, levaram a hipótese de jogar fora do Rio de Janeiro e eu disse que o Vasco não joga fora do estado. Eu tenho culpa se o presidente do Flamengo desconhece isso tudo? Ele está se aproveitando de uma matéria que não tem nada a ver, que fala de um TAC superado. Como ao presidente do Flamengo interessa tumultuar o futebol, ele disse isso com essa intenção e demonstrando total desconhecimento sobre o assunto. É conversa de quem quer tumultuar"

"O presidente do Flamengo se manifesta de uma forma que não contribui. Todas as suas manifestações colocam o futebol do Rio de Janeiro para baixo. Eles deviam saber que não possuem estádio. Ao invés de estarem agradecidos pelo fato de terem um estádio capaz de receber grandes jogos no estádio, eles fazem o contrário. Na cabeça do presidente do Flamengo, o estádio de São Januário não oferece segurança. O detalhe é que sua opinião é contrária a do treinador. O Muricy falou que o estádio é ótimo e possui um bom gramado, além de ser o único em boas condições no Rio de Janeiro. Sobre o Flamengo jogar em São Januário no decorrer do ano, se o treinador me pedir, eu posso até pensar no assunto, pois ele vê futebol de uma outra maneira. O Muricy demonstrou que tem rodagem no futebol. O mau é que tem muita gente que tem pouca rodagem no futebol. Uma das coisas que o presidente do Flamengo disse é tinha 50 anos de arquibancada, pode até ter, mas de futebol tem muito pouco tempo. A proporção 90 a 10 não é algo inventado, algo que está no estatuto do torcedor".
 

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário