Outros Esportes

Confira entrevista com Carlos Renato, Vice-Presidente da FEFUMERJ na Pastilh

Nesta quinta-feira o futmesario.com lança a entrevista que realizamos com Carlos Renato. O Vice-Presidente da FEFUMERJ na Pastilha e atleta do Vasco da Gama conta como está sendo a experiência de gerir uma modalidade no Rio de Janeiro.

Por que quis assumir a Vice-Presidência da Pastilha?

Assumi a pedido de dois grandes amigos dos poucos que fiz nesse meio, Marcelo Coutinho e Marcelo Lages, no qual na minha opinião fazem muito, junto com outros colegas, por esse esporte.

O que mudou e quais as melhorias que a Pastilha teve nesse seu primeiro ano de mandato?

Procuramos manter o que o Ricardo (Goytacaz) no seu mandato anterior começou, com a ajuda do Marcelo Coutinho na parte técnica e administrativa, do Igor na parte financeira e de pessoas que estavam sempre dispostas a abraçar a causa (Kojala, Helvio, Marcão, Lages, Ricardo e Fernando). Adquirimos material para modalidade, procuramos melhores premiações, rodamos as etapas em lugares sempre diferentes (interior, capital, região serrana, zona oeste e baixada). Conseguimos fazer uma etapa em Campos, diga-se de passagem, foi uma etapa espetacular em todos os aspectos e para isso tivemos o suporte da FEFUMERJ GERAL que em nome do nosso presidente Flavio Chammas sempre nos apoiou em nossas metas e objetivos.

Quais são as metas para 2010? Tem algum projeto para a modalidade?

São as melhores possíveis, com a entrada de Curitiba na modalidade, com a ajuda do Almo que faz um bom trabalho de divulgação, e Santa Catarina também, com o Castelli. Teremos cinco estados disputando Dadinho, já que se joga em Campinas – SP (onde já foi realizado até um RJ x SP) e no Rio Grande do Sul. Quem sabe pinta um Campeonato Brasileiro?! Em relação as metas conseguimos oito mesas novas e a premiação se mantém do mesmo nível de 2009 e 2008 ou até melhor.

Após o fim deste mandato pensa em continuar como Vice-Presidente, almeja algum outro cargo ou vai continuar apenas como botonista?

Se continuar tendo o apoio e a dedicação dessas pessoas que citei acima, continuo sem problemas. Quem quiser se juntar e fazer parte desse bom grupo será sempre bem vindo, ajuda em um esporte amador sempre será aceita.

Por ter uma ligação muito forte com o Futebol de Mesa do Vasco da Gama já teve algum problema que atrapalhasse sua função na FEFUMERJ?

De forma nenhuma! Separo muito bem as duas situações e ambos precisam um do outro para caminhar juntos.

Quando começou a jogar você era bastante polêmico. Hoje, apesar de continuar uma pessoa bastante brincalhona, é notória a sua mudança, chegando até a assumir a direção da Pastilha. A que se deve este fato?

Deve se única e exclusivamente a minha mudança de comportamento e aprendizado. É difícil falar e me expor desse jeito, mas contra a verdade não existe argumento. No Futebol de Mesa aprendi valores e comportamentos que eu não tinha na minha vida ehoje levo isso como filosofia de vida. Até minha vida pessoal melhorou muito depois de aprender com as pessoas do meio (Igor, Marcelo Lages, Alessandro, Pimenta, Rodolfo, Coutinho, Kojala, Dudu, Milton, Luis Fernando, Flávio, Reynaldo,
Reizinho, Alex Lopes e outros). Vale lembrar que internamente o nível de amizade dentro do Vasco me ensinou muito, aprendi um pouco com cada um, mas ainda tenho que melhorar mais ainda.

Na sua opinião o que pode ser feito para o crescimento do Futebol de Mesa?

De certa forma está tudo caminhando para o crescimento. Depois que passei a exercer a função é que vi como é difícil
organizar, jogar e agüentar criticas de quem só chega e bota o time na mesa para jogar e depois vai embora, tudo isso sem ganhar nada. Simplesmente os que organizam fazem por amor.

Como um dos membros, você aprova o trabalho feito na direção geral da FEFUMERJ? Alguma crítica ou sugestão?

Aprovo todos. Critica nunca e a sugestão que eu tinha já foi até sacramentada no papel que foi o calendário unificado para
quem, como eu, joga varias modalidades.

Pra você quem foi o melhor botonista de 2009? E a revelação do ano?

Na pastilha Marquinhos (Vasco) e André Santos (Portuguesa) sobram. A revelação do ano foi o Ávila da Portuguesa que cresceu muito de nível no jogo.

Tem acompanhado o futmesario.com? O que está achando?

O site é fora de série! Informativo com todas as modalidades, entrevistas, avisos de comunicação... Nossa, não passa nada em branco nesse site, excelente trabalho!

O futmesario.com agradece entrevista concedida. Deixe aqui as suas considerações finais:

Agradeço o convite pela entrevista. Que todos tenham um bom Natal com suas famílias e que ano que vem seja um ano 10 para todos os botonistas cariocas de todas as modalidades. Um abração do BAD.

Fonte: Site Futmesa Rio
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir