Futebol

Confira o histórico de Damián Escudero, reforço do Vasco para 2017

Escudero tem 29 anos e foi revelado no Vélez Sarsfield como grande promessa. Chegou a vestir a camisa da seleção argentina sub-20 e foi negociado com o futebol espanhol. Passou por Villarreal e Valladolid antes de voltar a seu país, para atuar no Boca Juniors. Em 2011, chegou ao Grêmio e, no ano seguinte, foi para o Atlético-MG. Em 2013, acertou com o Vitória, onde ficou até o ano passado. Já nesta temporada, vestiu a camisa do Puebla.

Seu estilo de jogo é comparado com de um jogador de futsal, Escudero apresenta velocidade e dribles impressionantes, além do rápido toque de bola.

Ficha:

Nome completo: Damián Ariel Escudero
Data de nasc.: 20 de abril de 1987 (29 anos)
Local de nasc.: Rosario,  Argentina
Altura: 1,76 m
Pé: Canhoto
Apelido: El Pichi, Escudeus, Escumito

Carreira

Vélez Sársfield

Conhecido por muitos por 'El Pichi' pela sua característica física, Damián é filho do ex-jogador de futebol argentino Osvaldo Escudero. Era considerado por muitos, uma futura promessa do futebol argentino, sua estréia em uma partida profissional foi pelo Vélez Sársfield no ano de 2005, e seu primeiro gol foi em uma partida contra o Newell's Old Boys no dia 4 de março de 2006, vitória por 1x0. No ano de 2007, 'chamou a responsabilidade' e vestiu a camisa 10 do Vélez Sársfield durante a temporada toda. 

Futebol Espanhol

Em 2008, foi anunciado que Damián Escudero iria jogar no Villarreal CF da Espanha que pagou 12 milhões de euros para ter a jovem promessa argentina. No entanto, Escudero fez uma temporada abaixo das expectativas criadas e realizou poucas partidas. No mesmo ano, foi emprestado para o Real Valladolid, outro clube espanhol, porém não obteve sucesso. Ficou no clube por um ano, disputando apenas 15 partidas. Escudero retornou ao Villarreal em 2010, mas com o francês Robert Pirès e o espanhol Santi Cazorla agradando os torcedores e em boa fase, o argentino foi pouco relacionado para os jogos do Campeonato Espanhol e com uma série de lesões graves. Seu único gol pelo Villarreal aconteceu no dia 4 de março de 2010 contra Xerez CD, vitória por 2x0 com Escudero atuando apenas cinco minutos.

Volta ao Futebol Argentino

Com poucas chances na Europa, Escudero acertou sua volta ao futebol argentino em 2010 para jogar no Boca Juniors, que comprou 50% dos direitos do jogador. Porém, com as lesões atrapalhando, Escudero passou em branco durante boa parte da temporada, foi reserva de Juan Roman Riquelme e disputou apenas 13 partidas.

Grêmio

Em março de 2011, Escudero foi anunciado oficialmente como novo reforço do Grêmio para a disputa da Copa Libertadores da América de 2011. Depois de um longo período de irregularidades, ele se firmou como titular com o treinador Celso Roth.

Atlético Mineiro

Para a temporada 2012, Escudero acertou com o Atlético Mineiro, garantindo assim a permanência no futebol brasileiro por mais um ano. O jogador foi emprestado pelo Boca Juniors por um valor de 700 mil dólares, equivalente a 1,29 milhão de reais.

Ao término do seu contrato, o Atlético tentou junto ao Boca Juniors a renovação do empréstimo do jogador por mais um ano, mas os valores pedidos pelo clube argentino foram considerados altos pela diretoria alvinegra, e Escudero foi devolvido ao Boca Juniors.

Vitória

Após boa temporada pelo Atlético, Escudero ganhou cartaz entre os clubes brasileiros, e em janeiro de 2013 acertou sua permanência no futebol do país por mais um ano, sendo emprestado ao Vitória,  que retornava à Série A após dois anos.

Estreou marcando um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, em jogo realizado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Foi um dos principais destaques da equipe no campeonato brasileiro da série A 2013 onde o Vitória fez a melhor campanha de um clube nordestino nos pontos corridos. Rapidamente, tornou-se ídolo da torcida pela entrega em campo e pela qualidade técnica, apelidado carinhosamente pela torcida de "Escudeus" e "Escumito".

Ao final da temporada de 2013, onde virou ícone do time e muito querido pela torcida, Escudero renovou seu contrato por mais dois anos junto ao clube baiano, depois do Vitória ter comprado 100% dos direitos federativos e 40% dos direitos econômicos do jogador, antes pertencentes ao Boca Juniors.

No final de 2015 tentou uma negociação para renovar o contrato para 2016 mas não renovou seu contrato e deixou o clube.

Seleção Argentina

Em 2007, Escudero participou da Copa do Mundo Sub-20, no Canadá, competição onde foi titular absoluto e sagrou-se campeão com uma vitória por 2 a 1 sobre a República Tcheca. Escudero atuou ao lado de jogadores como Kun Agüero, hoje no Manchester City, e Ángel Di María, que atualmente defende o Paris Saint-Germain. No ano seguinte, chegou a ser relacionado para participar das Olimpíadas de Pequim, mas acabou cortado.

Fonte: Wikipedia