MANUAL DO TORCEDOR
Campeonato Brasileiro de 2008
Série A - 9ª rodada
Por Jared Calheiros
Acompanhe neste número:
- Jogos da rodada;
- Confronto Figueirense x VASCO;
- Números comparativos;
- Projeção ideal para as próximas oito rodadas;
- O Vasco no campeonato;
- Monitoramento da Meta G4.
Jogos da rodada:
Sábado e domingo, 5/6 de julho
Vamos torcer pelos times em CAIXA ALTA.
Jogos ordenados a partir do mais importante, conforme colocação das equipes na tabela:
Sáb . - 18h20 – Flamengo (1º) x NÁUTICO (6º) – Maracanã - Rio de Janeiro
Dom - 16h00 – Portuguesa (8º) x Vitória (5º) – Canindé - São Paulo
Dom - 16h00 – Atlético-MG (11º) x PALMEIRAS (4º) – Mineirão - Belo Horizonte
Dom - 18h10 – Botafogo (16º) x GRÊMIO (2º) – Engenhão - Rio de Janeiro
Sáb . - 18h20 – Sport (15º) x CRUZEIRO (3º) – Ilha do Retiro - Recife
Dom - 16h00 – Figueirense (13º) x VASCO (9º) – Orlando Scarpelli - Florianópolis
Dom - 16h00 – Internacional (14º) x Coritiba (10º) – Beira-Rio - Porto Alegre
Dom - 18h10 – São Paulo (7º) x IPATINGA-MG (19º) – Morumbi - São Paulo
Sáb . - 18h20 – Atlético-PR (12º) x SANTOS (17º) – Arena da Baixada - Curitiba
Dom - 18h10 – Goiás (18º) x Fluminense (20º) – Serra Dourada - Goiânia
Vamos torcer pelo nosso VASCO e também por todos os grandes que possam competir com o urubu na disputa do 1º lugar.
Favoritos da rodada:
Flamengo, Portuguesa, Internacional, São Paulo, Atlético PR.
Confronto Figueirense x VASCO
O VASCO, em busca de sua primeira vitória fora de casa, enfrenta o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, num jogo difícil, onde o time da casa busca reabilitar-se na competição.
O Figueira atuou quatro vezes em seu território, com duas vitórias (Coritiba e Sport) e dois empates (Goiás e Atlético-MG). A campanha do Figueirense não é boa no campeonato, mas, em compensação, não conhece derrota em seus próprios domínios.
Por outro lado, o VASCO, jogando fora do Rio, perdeu para Internacional e Cruzeiro e empatou com o Náutico. Seu desempenho fora de casa é de 11 %, longe dos 46 % sugeridos pelo nosso modelo.
Nosso maior problema é a defesa. Para termos a exata noção de quanto é falho o nosso sistema defensivo, vale lembrar que O VASCO SOFREU GOLS EM TODOS OS OITO JOGOS QUE DISPUTOU.
Mesmo assim, temos que ponderar que metade dos jogos do VASCO foi contra adversários bem posicionados na tabela, como, por exemplo, Grêmio (2º), Cruzeiro (3º), Palmeiras (4º) e Náutico (6º).
O VASCO tem todas as chances de se recuperar e já começou contra o Ipatinga. Agora, pode embalar nestes próximos dois jogos, quando enfrentará Figueirense (13º) fora de casa e Sport (15º) em São Januário. Se o VASCO pretende alguma coisa neste campeonato, tem por obrigação vencer estes dois adversários. Não se admite nem um só empate.
Conquistando seis pontos contra adversários que estão na parte inferior da tabela, o VASCO atingirá 17 pontos ganhos em 10 jogos (aproveitamento de 57 %), o que poderá colocá-lo em 6º ou 7º na tabela de classificação. Desta forma, o VASCÃO pode entrar na disputa dos primeiros lugares.
Em seguida, o adversário da 11ª rodada será o Flamengo, no Maracanã, mas se o nosso time vier de três vitórias consecutivas, terá moral suficiente para enfrentar o arqui-rival.
Enquanto isto, o Figueirense tem a pior defesa do campeonato: foi vazada 20 vezes. Ao lado do Ipatinga, o Figueira tem o maior déficit de gols: nove negativos.
Números comparativos:
Figueirense: 13º lugar, 9 p.g., 2 vit., 3 emp., 3 der., aprov.: 37,5 %; ... 11 gols pró e 20 contra, déficit = 9.
VASCO: .... 9º lugar, 11 p.g., 3 vit., 2 emp., 3 der., aprov.: 45.8 %; ... 11 gols pró e 10 contra, saldo = 1.
Figueirense: vitórias: 25 % - empates: 38 % - derrotas: 38 %.
VASCO: .... vitórias: 38 % - empates: 25 % - derrotas: 38 %.
Média por jogo:
Figueirense: p.g.: 1,1 - gols pró: 1,4 - gols contra: 2,5.
VASCO: .... p.g.: 1,4 - gols pró: 1,4 - gols contra: 1,3.
Projeção ideal para as próximas oito rodadas
Previsão para uma PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO visando à meta G4 para os próximos 8 jogos: 6 vitórias e 2 empates. Parece absurdo, mas é factível, considerando as forças dos adversários. Veja o exemplo:
a) vencer em São Januário Goiás (18º), Sport (15º) e Atlético-MG (11º) e fora do Rio, Santos (17º) e Figueirense (13º);
b) conquistar mais 5 pontos (1 vitória e 2 empates) contra Fluminense (20º) e Flamengo (1º) no Maracanã e Atlético-PR (12º) fora de casa.
Pontos ganhos: os atuais 11 + 20 = 31 ou seja 64,6 % de aproveitamento, 4º ou 5º na tabela de classificação.
O VASCO NO CAMPEONATO
Com o jogo contra o Figueirense, lá em Florianópolis, começa uma série de 14 partidas em que o VASCO jogará pelo Brasileirão, entre 6/julho e 24/agosto - intervalo de 49 dias -, duas vezes por semana. Veja a tabela:
Rod.- data – local (Casa, Fora, Maracanã) - adversário
09ª - 06/jul. – F – Figueirense
10ª - 10/jul. – C – Sport
11ª - 13/jul. – M – Flamengo
12ª - 17/jul. – C – Goiás
13ª - 20/jul. – F – Atlético-PR
14ª - 23/jul. – M – Fluminense
15ª - 27/jul. – F – Santos
16ª - 31/jul. – C – Atlético-MG
17ª - 03/ago - F - São Paulo
18ª - 06/ago - C - Coritiba
19ª - 10/ago - F - Vitória-BA
20ª - 17/ago - C - Internacional
21ª - 20/ago - F - Portuguesa
22ª - 24/ago - M - Botafogo
Acrescente-se a esta programação do Campeonato Brasileiro os jogos da fase preliminar e da fase 1 da Copa Sul-Americana, que acontecerão entre os dias 30 de julho e 27 de agosto.
MONITORAMENTO DA META G4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O MANUAL DO TORCEDOR parabeniza o novo Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Carlos Roberto de Oliveira - para nós, torcedores, simplesmente Roberto Dinamite -, de tantas glórias dadas à imensa torcida vascaína. Seja bem-vindo e que tenha sucesso nesta nova missão que merecidamente conquistou.
1. Uso de palavrões e demais expressões ofensivas a representantes da política vascaína estão proibidos.
Críticas à oposição e situação são permitidas e sempre foram um diferencial do SuperVasco.com, mas pedimos aos nossos
usuários que usem o bom-senso.
2. Ofensas pessoais a outros comentaristas estão proibidas
3. Críticas ao site são estimuladas, pois acreditamos que podemos crescer com elas.
Entretanto, o espaço para comentários não é o local apropriado para isso. O nosso formulário
de contato está ativo, bem como nosso email (faleconosco@supervasco.com).
Os usuários que querem fazer críticas construtivas entenderão. Os que só querem tentar
denegrir a imagem do site darão razão à necessidade da restrição.