Torcida

Confira "operação de guerra" montada para a final em São Januário

Para garantir a segurança dos torcedores que comparecerão nesta quarta-feira em São Januário para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Coritiba, o Vasco monta uma operação de guerra. O presidente Roberto Dinamite, o vice de patrimônio Frederico Lopes e o vice médico Manoel Moutinho estiveram reunidos com representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros para assegutar a integridade de quem for ao estádio.

A assessoria do clube soltou nota oficial pedindo que o torcedor chegue cedo para evitar transtorno nas bilheterias e ruas próximas a São Januário. Os portões serão abertos às 18h50, três horas antes de a bola rolar. Uma das maiores preocupações é com os torcedores que ficam fora do estádio bebendo e resolvem entrar faltando 15 minutos para o início da partida. Tanto que o comércio ambulante está proibido nesta quarta-feira. Nos últimos jogos, as cenas de tumulto vêm se repetindo. E pior: a confusão sempre acaba o uso do gás de pimenta para dispersar a multidão.

Entre para a Torcida Virtual do Vasco e convide seus amigos

A Polícia Militar vai colocar um efetivo de 200 homens nas cercanias do estádio. A partir das 13h, as Ruas Francisco Palheta e General Almério de Moura serão fechadas para o trânsito. Para ter acesso ao portão 18, os sócios precisam chegar pela Rua Ferreira de Araújo. O policiamento dentro e fora do estádio terá homens do Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (Gepe) e 40 guardas municipais. Também trabalharão dez controladores urbanos e 30 integrantes do Corpo de Bombeiros. A chegada da Polícia está prevista para as 15h.

A segurança da torcida do Coritiba será feita pela Polícia Militar a partir da Rodoviária Presidente Dutra. Tudo para evitar que cenas como as de 2003 se repitam. No dia 25 de setembro daquele ano, Vasco e Coritiba se enfrentavam em São Januário pelo Campeonato Brasileiro. O time carioca venceu por 2 a 1, gols de Edmundo e Danilo – Edu Sales descontou. Mas a nota triste do jogo foi o ato de selvageria da torcida vascaína contra os jogadores do Coritiba.

Quando os atletas do time paranaense aguardavam já dentro do ônibus para deixar o estádio, foram surpreendidos por dezenas de integrantes de uma facção organizada que entraram por um dos portões de acesso - entrada facilitada pela segurança, que fez vista grossa, já à época o clube utilizava alguns membros da mesma facção para serviços gerais. Os jogadores foram violentamente agredidos. A briga só terminou porque o segurança do então vice de futebol José Luiz Moreira sacou o revólver e efetuou alguns disparos para o alto. O caso foi registrado no 4º BPM, em São Cristóvão.


Agradecemos ao nosso colaborador Jorge Luiz Alves Bezerra, do site Paixão da Gama pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: iG Esportes
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário