Clube

Conheça Melina, Nutricionista do Vasco da Gama

Guria Boleira 

MELINA CUIDA DA ALIMENTAÇÃO DA EQUIPE DO VASCO 

Melina Frota é nutricionista da equipe profissional do Vasco da Gama há pouco mais de dois anos, oriunda do futebol amador, em que também permaneceu durante dois anos, depois de passagem pelo antigo Centro de Treinamento, na época em que chegou ao clube, recém-formada. "A rotina é intensa, como de todos no futebol. Estou em todos os treinos, viagens, concentrações e jogos. Acompanho todas as refeições que eles fazem conosco, além da suplementação e dieta individual dos atletas", resume. 

Esporte de alto rendimento, como o futebol, exige alta responsabilidade, explica Melina. Diz que, muitas vezes, quem olha de fora pode achar que tudo é muito fácil e prático, mas que, assim como os atletas, quem trabalha com eles também abre mão de vida social, "abrimos mão de muita coisa para seguir essa rotina. Não tenho finais de semana, feriados, recessos; durmo fora de casa pelo menos dois dias por semana, abro mão do convívio com minha família, meus cachorros, aniversários, casamentos, formaturas, shows, praia". Soma-se a isso ainda a pressão que é trabalhar com algo que envolve a paixão das pessoas, mas salienta que "são escolhas, amo o que faço, amo meu trabalho". 

O esporte 'ganhou' Melina. Ela, que vem de um família que não curtia muito futebol, foi conquistada pelo trabalho. Além da formação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense – UFF, também é graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O pós e o mestrado foram interrompidos em função da rotina de jogos, viagens e concentrações. Ela assegura que o mercado – Nutrição Esportiva no futebol – é promissor, mas que não é fácil chegar nem se manter nele. Aconselha quem quer seguir a profissão a direcionar-se para a área o quanto antes, procurar estágio, curso, ler artigo e estudar. 

No Vasco, duas mulheres integram a comissão técnica, nutricionista e psicóloga. Melina conta que a relação com comissão e atletas é ótima, "sou muito bem tratada e respeitada como pessoa e profissional". Ela lembra uma situação inusitada que ocorreu numa partida no Maracanã quando, na metade do segundo tempo, saiu do local onde assiste aos jogos a fim de preparar a suplementação dos atletas. "Falei com o segurança da porta do vestiário, ainda de longe, para ele olhar se eu poderia entrar, ele me deu ok e fui entrando. Daqui a pouco me aparece o nosso chefe da segurança, olha para minha cara e diz: ah! Era você? Acionaram a segurança inteira do Maracanã porque uma mulher tinha invadido o vestiário!" 

IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA 

Melina explica que a alimentação balanceada, entre seus benefícios, evita principalmente o catabolismo, facilitando a recuperação, o ganho de massa muscular e fornecendo aporte energético necessário à atividade. Conta que as refeições são diferentes em dias de jogos em função de pré-jogo, pós-jogo, viagem e individualidade do atleta. 

Quando estão de folga, assegura que cada um sabe o que deve ou não comer, "no dia a dia eu converso com cada um durante as refeições e oriento sobre a necessidade individual e os contras de determinados alimentos, mas seguir isso ou não na folga vai da consciência e profissionalismo de cada um", pondera. O mesmo vale para a ingestão de álcool, "todos sabem os prejuízos para a performance e o metabolismo em geral, pedimos que quando inevitável seja consumido com moderação e em momentos que os prejuízos sejam contornados da melhor forma". 

Melina finaliza explicando que sempre há novidades na Nutrição Esportiva. "Suplementos são estudados, criados e recriados o tempo todo, sempre visando a melhora da performance esportiva e o ganho de força e massa muscular". 

Fonte: Blog da Guria Blogueira
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri