Futebol

Conheça o Água Santa, adversário do Vasco na Copa do Brasil

Sensação do Campeonato Paulista no ano passado, o Água Santa viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), pela segunda fase da Copa do Brasil. O duelo será realizado em São Januário, com ingressos esgotados.

Diferente da primeira fase, a partir de agora não existe vantagem do empate para nem um nem outro time: a decisão vai para os pênaltis caso haja igualdade no placar. Naturalmente, a equipe que vencer no tempo regulamentar avança.

Embora tenha mantido a base do time vice-campeão paulista, o Água Santa vive um momento complicado na edição deste ano do estadual e depende de uma combinação improvável de resultados para se classificar para as quartas de final. O ge conta como está o adversário do Vasco na Copa do Brasil.

Em maus lençóis

O Água Santa ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil 2024 graças à campanha no Paulistão do ano passado, quando surpreendeu e chegou à final, com direito a classificação sobre o São Paulo nas quartas de final. Na decisão, venceu o Palmeiras por 2 a 1 na ida, mas não foi páreo na volta e acabou goleado por 4 a 0, ficando com o vice-campeonato.

Este ano, o Netuno, como é carinhosamente conhecido pela torcida, até o momento não conseguiu repetir a boa campanha e está em maus lençóis na competição. O time caiu no mesmo grupo de Palmeiras, Ponte Preta e Guarani, ensaiou uma arrancada com uma sequência de duas vitórias (Ituano e Inter de Limeira) e um empate (Portuguesa), mas ficou em situação complicada após as derrotas para Novorizontino e São Bernardo.

O Água Santa no momento está em terceiro lugar no Grupo B, com 14 pontos, atrás de Ponte Preta (com 17) e Palmeiras (25). Os dois primeiros avançam para a próxima fase. Para se classificar, o adversário do Vasco teria que vencer o Corinthians na última rodada e contar com uma derrota da Ponte para o Santo André de forma que tirasse a atual desvantagem de oito gols no saldo (-3 conta 5).

Poucos gols

O Água Santa disputou 12 partidas na atual temporada, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas. Sofreu 12 gols e marcou apenas 10 - a nível de comparação, o Vasco tem 22 gols nos mesmos 12 jogos.

Os artilheiros do clube são o atacante Júnior Todinho e o meia Luan Dias, ambos com dois gols. A equipe venceu o Jacuipense por 2 a 1 na primeira fase da Copa do Brasil, os dois gols marcados por Luan.

Essa é a primeira vez em sua curta história que o Água Santa disputa a Copa do Brasil.

Quem é o treinador?

Depois da campanha histórica para o Água Santa no Paulistão do ano passado, Thiago Carpini saiu para treinar o Juventude e atualmente é o técnico do São Paulo. O treinador do Netuno em 2024 é Bruno Pivetti.

Aos 40 anos, Pivetti começou a carreira como auxiliar no Audax-SP, onde trabalhou com Fernando Diniz, técnico do Fluminense. Depois de rodar pelo Brasil, esteve recentemente em Chapecoense, Guarani e Náutico antes de ser contratado pelo Água Santa em outubro.

Três anos atrás, ele conquistou o título do Campeonato Alagoano com o CSA, o maior feito de sua carreira até o momento.

Lembra dele?

O Água Santa em no elenco um velho conhecido do futebol brasileiro: o atacante Neílton, que surgiu na base do Santos como o "novo Neymar" e que em no currículo passagens por Cruzeiro, Botafogo e Coritiba. Aos 30 anos, o jogador tenta retomar a carreira perto de casa.

Neílton foi anunciado ainda em janeiro e disputou cinco jogos com a camisa do Água Santa, três deles como titular. Ele tem grandes chances de ser escalado nesta quinta, contra o Vasco.

Outra figura conhecida no elenco é o atacante Jael, "O Cruel", com passagens por Bahia, Flamengo e Ceará. O clube também conta este ano com os "reforços" Bruno Mezenga, Gabriel Inocêncio e Luan Dias, trio que retornou após empréstimo ao Santos no ano passado.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário