Conquista da Libertadores pelo Grêmio poderia beneficiar o Vasco

22/11/2017 às 08h18 - FUTEBOL

Caso o Grêmio ganhe o título da Libertadores no dia 29, os times cariocas terão o que comemorar: as chances de classificação para de Flamengo, Botafogo e Vasco aumentam substancialmente, de acordo com cálculos do grupo “Probabilidades no futebol”, do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) feitos a pedido da reportagem. A disputa do título começa nesta quarta, às 21h45, em Porto Alegre.

Sexto colocado, o Rubro-Negro tem 91% de chances de classificação com o atual G-7, em que sete equipes se classificam para a Libertadores. Caso o Tricolor gaúcho leve a taça, o Fla só tem menos de 2% de chances de ficar de fora. A ida à Libertadores em 2018 passa a ser praticamente certa, sem nem levar em conta as chances de conquista da Sul-Americana, em que o Fla disputa a semifinal.

O Botafogo teria um salto ainda maior nas probabilidades da segunda Libertadores seguida: quase 20 pontos percentuais. Já o Vasco, que viu suas esperanças de classificação diminuírem após uma sequência de dois empates e uma derrota, quase triplicaria suar chances.

Até mesmo o Fluminense, que não tem condições de se classificar no G-7, “ressuscitaria” e teria um pingo de esperança caso o também Tricolor leve a Liberta – as chances passariam a ser de 0,54%.

Foto: ExtraG-7
G-7

Fonte: Extra