Outros Esportes

Coordenadora da Divisão de Atletismo fala sobre sua trajetória

Uma história de amor de dedicação ao Vasco da Gama: assim pode ser resumida a trajetória de Solange Chagas do Valle, que começou sua vida no Cruzmaltino como atleta e hoje ocupa o cargo de coordenadora da Divisão de Atletismo. Todo esse período no Gigante da Colina, marcado por momentos inesquecíveis, soma exatos 52 anos. Para coroar uma relação tão especial, Solange recebeu o escudo de ouro, durante a sessão solene em comemoração aos 119 anos do Vasco, no dia 21 de agosto, em homenagem aos seus 50 anos de contribuição social.



- Foi uma linda homenagem, poder receber o escudo de ouro. Me orgulho muito por estar durante todo esse tempo vivendo o Vasco todos os dias, estou aqui há 52 anos. Fui descoberta em uma competição escolar. Assim como eu faço hoje, quando acompanho competições para descobrir talentos, fizeram comigo. Sempre gostei muito de correr e me destacava por disputar diversas modalidades. Foi assim que cheguei ao Vasco - disse Solange, que completou exaltando sua trajetória como atleta do Cruzmaltino.

- Logo no meu primeiro ano aqui, fui representar o Vasco no Brasileiro, disputando uma categoria acima da minha. Conquistamos muitas competições importantes, fazendo valer o peso dessa camisa gigante. Fui crescendo e disputando diversas categorias, trilhando meu caminho de atleta. Em seguida, comecei a cursar psicologia. Com seis meses de faculdade, surgiu a primeira turma de educação física da UERJ, eu fiz a prova e passei. Eu já tinha muito desejo de ser treinadora do Vasco. Assim foi, me formei em 1978 e comecei a atuar como treinadora na Divisão de Atletismo - contou.

Vestir a camisa do Vasco foi só o começo de uma íntima relação. Em São Januário, Solange Chagas deu passos importantes no atletismo e também iniciou a formação de sua família. Isso porque foi a Colina Histórica o local escolhido por ela e pelo marido, José Carlos do Valle, para a realização da cerimônia de casamento, na Igreja Nossa Senhora das Vitórias.



- A minha vida é assim, eu levanto pensando no Vasco e vou dormir pensando no Vasco. Aqui construí uma história muito bonita. Casei aqui na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, em 1977. Minha festa foi aqui no Parque Aquático. Eu não digo que o Vasco é minha segunda casa, mas é uma extensão do meu lar. Aqui formamos uma família. O amor aqui é tão grande que eu não sei viver sem esse clube - relembrou Solange, bastante emocionada.

Com grande carinho, muitos momentos foram relembrados por Solange. Entre as diversas lembranças especiais, ela destaca o amor diariamente depositado em todas as suas atividades no Complexo Esportivo de São Januário.
- Eu me doo totalmente no que eu faço. Acordo todos os dias com a felicidade do primeiro dia de trabalho. Me sinto muito feliz aqui - concluiu.


1- Solange exibe medalhas conquistas com a camisa do Vasco em seu período como atleta do clube;
2 e 3- Realização da cerimônia do casamento de Solange na Igreja de Nossa Senhora das Vitórias;
4- Solange comemora título nas pistas em competição estudantil;
5- Solange durante torneio no Complexo Esportivo de São Januário

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir