Imprensa

CPI DA CBF/NIKE - Não acabou em pizza

Passados nove anos desde que a CPI da CBF/Nike começou a ser articulada, ainda hoje alguns ainda se defendem na Justiça de processos originados pelas investigações.

E, se na prática ninguém foi preso, os efeitos da pressão política e popular proporcionaram um avanço ao futebol brasileiro.

– A CPI não virou pizza, como muitos dizem, porque manteve somente um relatório e ele foi enviado ao Ministério Público – frisou o deputado federal e ex-relator da CPI da CBF/Nike, Silvio Torres (PSDB-SP).

– Em cima do nosso relatório, ainda elaborei um livro com o deputado Aldo (Rebelo-PC do B-SP, ex-presidente da comissão).

Afalta de transparência na relação entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike começou a ser investigada graças a uma série de fatores: a perda da Copa doMundo da França,em1998, a ingerência da multinacional de material esportivo na Seleção, as denúncias de corrupção na entidade e a desorganização no futebol brasileiro.

Ao final da CPI, o contrato de patrocínio com a Nike pôde ser apontado como um símbolo da má gestão na entidade. Sem ter como manter a relação estabelecida antes do início das investigações, tanto Nike quanto CBF fizeram uma revisão no contrato de patrocínio, em 2002.

Amultinacional americana perdeu vários privilégios: como o direito de marcar até 50 amistosos para a Seleção e a exigência de jogadores considerados de nível A no time – muitos deles por ela patrocinados.

CBF SE CALA E NIKE FALA

Procurada, a CBF não fez comentário algum sobre a CPI. A Nike emitiu uma nota.

– A Nike está presente em mais de 160 países e o nosso aprendizado é diário por meio das relações e das conecções com os consumidores, parceiros e fornecedores. Quanto a CBF, temos um longo e excelente relacionamento com a entidade e a Seleção Brasileira é um dos nossos principais parceiros globais – relatou a empresa no documento. – A Nike está altamente comprometida com o futebol brasileiro desde que começou a trabalhar com o futebol ecomo uma marca lídermundial no esporte, nos mantemos completamente focados em trazer inspiração e inovação aos atletas em todo o mundo.

Nike diz estar satisfeita com sua parceria com a CBF e ressalta seu compromisso com o futebo brasileiro


Reflexos

Silvio Torres
DEPUTADO FEDERAL


“A CPI não virou pizza, como muitos dizem, porque manteve um relatório só e ele foi enviado ao Ministério Público”

“Mudamos o espírito de continuísmo no futebol brasileiro.

Hoje existe a vontade de renovar.

Muitos clubes já colocaram em seus estatutos o fim dos mandatos sem prazo de validade. Até existe um limite para as reeleições”

Fonte: Lance
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário