Clube

Data das eleições no Vasco deve ser definida nesta quinta-feira

Em meio à briga contra a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e ainda com a final do estadual entalada na garganta, o Vasco pode desatar um nó do seu processo político em nova reunião da Junta Deliberativa na manhã desta quinta-feira. O presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, se reúne pela segunda vez com os membros do poder eleitoral vascaíno, o presidente do clube, Roberto Dinamite, Eurico Miranda, que preside o Conselho de Beneméritos, Hélio Donin (Conselho Fiscal) e Abílio Borges (Conselho Deliberativo). No encontro, enfim deve ser definida a data das eleições do clube. Pelo menos essa é a expectativa do empresário Olavo Monteiro de Carvalho, que vai marcar para julho deste ano o pleito de sucessão de Roberto Dinamite.

Mesmo sem o relatório final da comissão de sindicância - ou pelo menos sem a divulgação de seus resultados -, Olavo tem a intenção de não dar direito a voto a boa parte dos contestados sócios que entraram no final de abril de 2013. Para o fechamento da lista de elegíveis e de eleitores, ele contou com a ajuda do jurista e grande benemérito do Vasco José Carlos Osório e do advogado do clube Marcello Macedo.

- Nesta segunda reunião já vamos poder marcar a eleição. Olavo vai marcar para julho, logo depois da Copa do Mundo - diz o advogado do clube.

A ação de Olavo faz parte da estratégia de um grupo de situação - e une correntes de oposição também - que tenta impedir a volta de Eurico Miranda ao poder do Vasco. Somente em abril de 2013, o ex-presidente e seu grupo político - o Casaca! - foram responsáveis pelo cadastro de cerca de dois mil sócios-eleitores. Roberto Monteiro, vice-presidente do Conselho Deliberativo, tem por volta de mil entre os possíveis novos eleitores de abril do ano passado - o que deixaria os dois nomes com larga vantagem num processo eleitoral que não costuma ter nem mesmo quatro mil votos nas urnas. Mas a proposta do presidente da Assembleia Geral precisa ser aprovada pelo voto da maioria da Junta Deliberativa.

O Vasco poderá ter pelo menos cinco candidatos à presidência: o vice-presidente Tadeu Correia, o ex-vice de finanças Nelson Rocha, o advogado Roberto Monteiro, o ex-presidente Eurico Miranda e um nome ainda a ser definido pela chapa "É Vasco", resultado da união dos grupos políticos Pró-Vasco e Cruzada Vascaína nesta semana, que pode ter Jorge Salgado e Fernando Horta como apoio. O atual mandatário Roberto Dinamite já chegou a dizer que não iria concorrer, mas voltou atrás recentemente e deixou no ar a possibilidade de tentar o terceiro mandato no comando do clube.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir