Futebol

Demissões, treinos, amistosos... O resumo da 'intertemporada' do Vasco

Está chegando ao fim o período sem jogos oficiais do Vasco. A equipe de Ramón Díaz inicia a última semana de treinos, nesta segunda-feira, antes do início do Campeonato Brasileiro, para a partida contra o Grêmio, no próximo domingo.

Oficialmente, o Vasco não entra em campo desde o dia 17 de março, quando foi eliminado para o Nova Iguaçu na semifinal do Campeonato Carioca. Até a estreia no Brasileirão, contra o Grêmio, domingo, às 16h em São Januário, serão 28 dias de preparação — em um período que foi agitado dentro e fora de campo.

Demissão de Mattos e busca por reforços

Logo na primeira semana da "intertemporada", o Vasco demitiu o diretor Alexandre Mattos. Alegando "quebra de confiança" na relação, Lúcio Barbosa desligou o executivo do cargo e montou uma comissão temporária para os assuntos mais urgentes.

Formada pelo próprio Lúcio Barbosa, com setores de scout do Vasco e da 777 Football Group, a SAF está ativa na busca do clube por reforços para o Campeonato Brasileiro — na janela de transferências interna, que vai até o dia 19 de abril.

O principal alvo é Marlon Freitas, do Botafogo, mas o Vasco sabe da dificuldade do negócio pelo volante, que tem sido titular no rival carioca. O clube também mantém contatos por Caíque, volante do Juventude, e Emmanuel Martínez, do América-MG.

Treinos

A equipe não teve descanso após a eliminação do Carioca. O Vasco se reapresentou aos treinos logo na terça-feira após a derrota para o Nova Iguaçu e seguiu os treinamentos. Foi montado um cronograma especial para alguns jogadores, com o objetivo de equilibrar as cargas de trabalho dos atletas e recuperar outros.

Galdames, por exemplo, recebeu um período de descanso, no qual só fez uma recuperação física, inicialmente. Depois, retornou aos gramados. Lucas Piton, Zé Gabriel, Paulo Henrique e Rossi também fizeram um trabalho de recuperação física separadamente.

A delegação também ficou concentrada por três dias, em um hotel próximo ao CT Moacyr Barbosa. A decisão foi um pedido da comissão técnica. Nesses dias, os treinos foram em tempo integral: de manhã e à tarde.

Baixa de Payet

Na semana passada, no entanto, o Vasco teve uma baixa importante no elenco. Payet lesionou o joelho e vai desfalcar o time nos primeiros jogos da competição. A previsão é que o francês fique fora de combate por até quatro semanas.

Amistosos e testes no elenco

O Vasco realizou três amistosos neste período. No primeiro, com o time reserva, venceu o Olaria por 5 a 0 — os gols foram marcados por David, Clayton (2), JP e um contra.

No segundo, o Vasco venceu o Volta Redonda por 2 a 0 — com gols de Clayton e David —, já utilizando parte do elenco titular. O último teste foi neste sábado, contra o América-MG. A equipe de Ramón Díaz venceu por 2 a 1 — Clayton e Vegetti balançaram as redes.

Neste período, Ramón Díaz e comissão técnica testaram opções dentro do próprio elenco. João Victor, por exemplo, foi testado na lateral-direita — posição que já atuou na Europa e no Vasco, no segundo tempo da partida contra o Marcílio Dias, na Copa do Brasil. Com a ausência de Payet, Adson também foi testado como meia por dentro.

O camisa 9 do Vasco se destacou nos amistosos. Em três partidas, balançou as redes quatro vezes. Sforza, que se apresentou à seleção argentina sub-23 na primeira metade do período sem jogos, também atuou como titular. Erick Marcus e De Lucca, que não atuaram muito em 2024, também foram testados nos amistosos, além de jogadores da base, como Lucas Eduardo, Rayan e JP.

O Campeonato Brasileiro começa no próximo fim de semana. O Vasco enfrenta o Grêmio em São Januário, no domingo, às 16h, em partida válida pela primeira rodada do torneio.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário