Clube

Departamento de marketing fará pesquisa para saber o valor da marca Vasco

O Vasco começou 2007 pensando em 2008. Conquistar uma vaga para a Libertadores do ano que vem não é o único objetivo da diretoria. Além de voltar a disputar a competição sul-americana, os dirigentes querem devolver ao clube a imagem de grande potência que ele tinha há exatamente dez anos, quando foi campeão brasileiro. No ano seguinte, faturou a Libertadores.

O primeiro passo para que o sonho vire realidade foi dado na virada do ano. Com a criação de um departamento de marketing profissional, o Vasco quer voltar ao mercado, recuperar a sua imagem e ter, novamente, um patrocinador regular e forte para o seu uniforme. Algo que não acontece há seis anos.

— O Vasco é um gigante adormecido — afirma Marcus Duarte, executivo que já trabalhou no rival Flamengo e que chegou para comandar o projeto de revitalização da marca Vasco da Gama.

— O mercado não está acostumado a sentar e conversar com o Vasco sobre, por exemplo, a questão do patrocínio. O mercado não sabe que o clube procura, de forma estruturada e profissional, um investidor. Mudar isso é o nosso primeiro passo. Aqui tem muita coisa crua. Teremos muito o que fazer — explicou Marcus.

Mas o passado recente do Vasco é um grande obstáculo no caminho a ser trilhado pelo executivo. Em 1997, o futebol profissional tinha o patrocínio da empresa de informática Data Control. Por conta de problemas com a imprensa, o contrato acabou sendo rescindido.

— Não acredito que a imagem do Vasco esteja arranhada. O mercado hoje tem uma certa dúvida com relação ao futebol em geral. E isso causa um receio nos investidores. A falta de credibilidade não é do Vasco, mas sim do futebol — analisou Marcus Duarte.

Antes de sair no mercado para bater na porta de possíveis investidores, o departamento de marketing do Vasco irá encomendar uma pesquisa para saber quanto vale a marca do clube.

— A avaliação hoje não é mais subjetiva. Temos parâmetros. O São Paulo, por exemplo, que é um dos maiores clubes do Brasil, recebe cerca de R$15 milhões por ano de seu patrocinador. Temos de avaliar os índices de audiência, a visibilidade da marca e muitos outros fatores. Vamos buscar o valor correto de nossa marca e levar ao mercado — explicou.

O torcedor do Vasco pode pensar que já viu esse filme. Afinal de contas, o Nations Bank recheou de dólares os cofres do clube, mas depois a parceria afundou. Segundo Marcus Duarte, isso não voltará a acontecer.

— A questão do Nations com o Vasco foi igual à da ISL com o Flamengo. Eles despejaram milhões de dólares nos clubes, mas não souberam dar retorno ao que foi investido. Eles acharam que iam recuperar o dinheiro com os produtos, mas não trabalharam para isso — concluiu o executivo.

Fonte: Extra
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri