Futebol

Dimitri Payet já decidiu classificações com pinturas e gols de falta; vídeos

Com quatro vitórias consecutivas e há sete partidas sem perder, o Vasco chega embalado para um momento importante da temporada, com decisões no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil pela frente. E conta, principalmente, com o brilho de Payet.

O time de Ramón Díaz vai a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Água Santa, em São Januário, pelo jogo único da segunda fase da Copa do Brasil. A equipe que vencer avança. E nos dois finais de semana seguintes, tem semifinal do estadual: o Vasco pega o Nova Iguaçu.

Payet ainda vai completar seu primeiro ano de Vasco . Nesse tempo, teve a oportunidade de disputar apenas um jogo mata-mata, mas não viajou por um problema de saúde e desfalcou a equipe na vitória sobre o Marcílo Dias, pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida desta quinta será sua estreia com a camisa vascaína nesse tipo de competição, portanto.

Na carreira, o histórico de Payet em jogos eliminatórios tem golaços, cobranças perfeitas de falta e atuações de gala.

O ge levantou o desempenho do meia francês: ao todo, foram 12 gols e 12 assistências em partidas mata-mata, levando em conta apenas competições oficiais (Liga Europa, Liga Conferência, Liga Europa, Copa da Inglaterra...) disputadas por Payet nas passagens por Nantes, Saint-Étienne, Lille, Olympique de Marselha e West Ham, além da Eurocopa de 2016, da qual foi vice-campeão com a seleção francesa.

Brilho na Eurocopa

Payet foi titular da grande maioria dos jogos na Euro 2016, na campanha do vice-campeonato da França. Fez gol e deu assistências nas vitórias sobre Romênia e Albânia, na primeira fase. Já no mata-mata, ele teve atuação decisiva na classificação sobre a Islândia, que àquela altura era a surpresa da competição, nas quartas de final.

Gol de falta: especialidade da casa

A cobrança de falta é um dos pontos fortes de Payet. No ano passado, ele tirou um gol de falta da cartola para garantir a vitória do Vasco sobre o América Mineiro, em São Januário, que no final das contas foi muito importante na briga da equipe contra o rebaixamento.

O francês tem vários gols de falta marcados durante a carreira, alguns dos quais em confrontos de mata-mata. Talvez o mais lembrado deles seja o que ele anotou contra o Manchester United, no jogo de ida das quartas de final da Copa da Inglaterra 15/16 (veja abaixo). Na volta, o West Ham de Payet foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado.

Na fase anterior da mesma competição, Payet já havia feito chover na goleada do West Ham por 5 a 1 sobre o Blackburn Rovers, com direito a dois gols e uma assistência do meia francês. Um dos gols foi nessa cobrança de falta:

Na temporada seguinte, Payet voltou a decidir uma partida eliminatória para o West Ham com uma cobrança de falta, desta vez pela Copa da Liga Inglesa.

O francês entrou no intervalo do jogo contra o Accrington Stanley e, aos 45 minutos do segundo tempo, no apagar das luzes, cobrou falta com perfeição para selar a vitória por 1 a 0 que classificou os Hammers para a quarta fase. Veja:

Os gols mais bonitos da carreira?

Foi em confrontos eliminatórios que Payet marcou dois gols que certamente estão entre os mais bonitos da carreira.

Na temporada 17/18, regido por Payet, o Olympique de Marselha fez grande campanha na Liga Europa e chegou à final. A derrota para o Atlético de Madrid na decisão é uma das grandes frustrações do camisa 10 do Vasco, que jogou muito naquele ano.

O meia deu uma assistência no confronto contra o Braga, pela segunda fase; fez dois gols e deu uma assistência nas vitórias sobre o Athletic Bilbao, nas oitavas; mais um gol e uma assistência nas quartas, contra o RB Leipzig; e três assistências nos duelos contra o RB Salzburg, na semifinal.

No segundo jogo contra o Leipzig, em que o Olympique venceu por 5 a 2, Payet marcou um golaço que volta e meia é compartilhado por torcedores nas redes sociais. No lance, ele recebe na entrada da área, se livra da marcação de Ilsanker com uma pedalada e coloca de três dedos na gaveta.

Veja:

Payet apresentou um recital nas duas partidas contra o RB Liepzig, tanto na Red Bull Arena quanto no Velódrome.

O outro gol de placa foi mais recente, na Liga Conferência 2021/22. O francês já havia sido destaque nos jogos contra o Qarabag, pelos playoffs, com um gol e duas assistências. Mas o lance mais memorável se deu na primeira partida contra o PAOK, nas quartas de final.

Aos 45 minutos do primeiro tempo, o turco Under cobrou escanteio pela direita para a entrada da área, a bola quicou uma vez antes de Payet acertar um chutaço de primeira, no ângulo Paschalakis (veja no vídeo abaixo). Inapelável. O outro gol do Olympique na vitória por 2 a 1 foi marcado por Gerson, hoje no Flamengo.

O Olympique de Payet e Gerson foi eliminado na semifinal da competição pelo Feyenoord, da Holanda.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário