Clube

Dinamite acompanha o decorrer das obras em São Januário

Quem chega a São Januário nestes dias, vai ter a impressão de estar num imenso canteiro de obras, tamanha a quantidade de operários que vão e vêm, numa movimentação incessante que mistura o barulho das marretas com as britadeiras e as vozes de comando do vice de Patrimônio, Frederico Lopes, e o engenheiro responsável, Gaspar Francisco Carnevale.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, fez questão de percorrer as obras de reforma de São Januário, na última terça-feira (28/12) e conhecer cada detalhe das obras. O mandatário vascaíno chegou cedo à Colina e conferiu o andamento dos trabalhos fazendo perguntas e dando sugestões. Interessado, ouvia as explicações do seu vice de Patrimônio e do engenheiro sobre o andamento da reforma, os prazos e os problemas enfrentados, preocupado com a proximidade do Campeonato Estadual de 2011. Mas foi prontamente tranqüilizado pelo vice de Patrimônio, Frederico Lopes, que prometeu entregar as obras em 18/01/2011, com direito à inauguração pelo próprio Dinamite.

As obras que incluem pintura do estádio, reforma do vestiário profissional, sala de musculação e de imprensa, está sendo bancada em sua quase totalidade pelos parceiros Penalty, AmBev, Tintas Iquine, Azulejos Eliane, Alabacete e Recoma. Sem eles, uma obra dessa magnitude seria impossível diante dos recursos escassos disponíveis nos cofres cruz-maltinos.

Um detalhe chamou a atenção do presidente na sua caminhada pelas obras. Sem as cadeiras sociais retiradas para nova pintura, a base onde elas são afixadas, revelou ferragens que servem de sustento para a estrutura de concreto, em adiantado estado de corrosão, o que obrigou o engenheiro Gaspar a intensificar a busca por outras falhas como a da foto abaixo, já detectada e tratada de maneira adequada.

A corrida contra o tempo obrigou a abertura de várias frentes de trabalho, afinal, 2011 está próximo e tem Campeonato Estadual logo ali. Enquanto os pintores preparam as superfícies para executar o novo lay-out de São Januário com as tintas Iquine, outro grupo avança na reforma do vestiário – esta em parceria com a AmBev – que inclui além do salão principal, banheiros, sala de massagens e hidroginástica além da sala de musculação. Os lay-outs mostrando os resultados dessa transformação já foram publicados no site oficial, quando o torcedor teve a oportunidade de escolher a ordem de prioridade das reformas.

Ainda dentro desse quadro de reformas em São Januário, vale a pena destacar a instalação em volta do gramado dos novos cabos de lógica (informática), cabos de fibra ótica e vídeo (foto abaixo), uma exigência do Estatuto do Torcedor e que vai possibilitar uma melhor transmissão dos Jogos Militares de 2011 e o rúgbi em 2016.

Segundo Manuel Santos, diretor de engenharia do Vasco, o clube necessitava de uma obra desse porte para atender as novas tecnologias de comunicação que têm surgido. As instalações existentes são antiquadas com mais de 30 anos e dificultam a adoção de novas tecnologias. Ainda de acordo com Manuel Santos, dos 36 estádios vistoriados pelo Comitê do Ministério dos Esportes em todo Brasil, São Januário é o único que tem um projeto para a área e que já está praticamente concluído.

A sala de imprensa – ainda dentro da parceria com a AmBev – também vai passar por reforma para proporcionar mais conforto aos profissionais que cobrem o dia-a-dia do Vasco. Confira o resultado final na foto abaixo.

O presidente confere o andamento da obra no ginásio mais conhecido como “Forninho”. Este trabalho é um projeto integrado entre os departamentos de Patrimônio e Responsabilidade Social, cujos vices-presidentes são respectivamente Fred Lopes e José Pinto Monteiro. Numa primeira inspeção foram detectados problemas de corrosão nas ferragens que sustentam a cobertura, o que obrigou o setor de engenharia retirar as telhas para recuperação da estrutura. Este espaço que deveria servir como local para competições olímpicas e paraolímpicas estava vetado pela federação por não possuir acessibilidade para portadores de necessidades especiais, nem instalações sanitárias adequadas. Por essa razão, o “Forninho” era utilizado apenas como local de treinamento para a escolinha de futebol do clube.

Mas tudo isso daqui a pouco será passado. Depois de pronto, o “Forninho” estará disponível para competições olímpicas e paraolímpicas, com mais conforto inclusive, para a torcida que ganhará novas arquibancadas com capacidade para 400 pessoas. O telhado terá uma parte em fibra de policarbonato (material translúcido) que irá iluminar a quadra naturalmente durante o dia.

Para não perder tempo e aproveitar o momento já que estão todos com a mão na massa, o presidente Dinamite resolveu tirar do papel o projeto de um novo refeitório e cozinha para o time profissional (foto abaixo) e encarregou o Patrimônio de executar, o que já está sendo feito.

Essa é apenas uma parte do trabalho que o presidente Roberto Dinamite e sua diretoria vêm realizando para dar ao torcedor um ano de 2011 de muita alegria com resultados dentro e fora de campo.

\"Dinamite,\"Obras,\"Dinamite,

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário