Clube

Dinamite avisa que Vasco deve desistir de recorrer ao STJD

A confusão sobre a possível paralisação do Campeonato Estadual parece estar perto do fim. O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, admitiu nesta sexta-feira que o clube estuda a possibilidade de aceitar a perda dos seis pontos na Taça Guanabara e desistir de recorrer ao pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), conforme antecipou Ana Cláudia Guimarães no blog do Ancelmo Gois.

Dinamite se reunirá com a diretoria vascaína para discutir o assunto, e promete ter uma resposta ainda esta tarde. Em entrevista ao programa Redação Sportv, o dirigente antecipou que o clube não tem interessem em prejudicar o andamento do Campeonato Estadual - caso o Vasco obtivesse vitória no STJD e consequentemente a vaga na semifinal da Taça Guanabara, os jogos marcados para este sábado (Flamengo x Resende) e para a Quarta-feira de Cinzas (Fluminense x Botafogo) seriam anulados e realizados novamente com o Vasco no lugar do Fluminense, e o tricolor na vaga do Resende.

- Hoje vamos tomar uma decisão em relação a isso e provavelmente acatando e respeitando esta decisão (da perda dos pontos, punição dada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio). O Vasco jamais se posicionou para parar o campeonato, apenas lutou para mostrar que estava certo. Essa decisão parte do princípio de que, se houve algum erro, não foi do Vasco, mas não queremos prejudicar de modo algum o campeonato - declarou ele.

O Vasco foi punido semana passada pela escalação do meia Jeferson na derrota para o Americano, pela primeira rodada da Taça Guanabara, considerada irregular pelo TJD-RJ. Com a perda dos seis pontos, o time de São Januário não conseguiu se classificar para as semifinais. Se não tivesse sofrido a punição, o Vasco teria teria terminado em primeiro lugar no grupo A, e enfrentaria o Botafogo por uma vaga na decisão. Derrotado também no STJD, e sem conseguir um efeito suspensivo para anular a decisão do TJD-RJ, o clube passou a depender do julgamento do recurso no pleno do STJD, que vai ocorrer apenas após o carnaval e cujo resultado poderia mudar o rumo da Taça Guanabara.

Nesta quinta-feira, o Ministério Público do Trabalho chegou a notificar o TJD-RJ a considerar o Vasco \"semifinalista da Taça Guanabara\". Mas a decisão foi alvo de críticas de membros da Justiça Desportiva, que lembraram a possibilidade do Vasco sofrer duras punições.

- Se o clube tentar tirar proveito, será denunciado no artigo 231 do CBJD, podendo ser excluído não só do Campeonato Carioca, mas também da Fifa - disse o auditor do TJD-RJ Marcelo Jucá ao site Justicadesportiva.com.br.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário