Futebol

Doriva: "É tudo mérito nosso"

Basta um empate para o Vasco conquistar o Campeonato Carioca de 2015 e pôr fim a um jejum que já dura 12 anos no Rio de Janeiro. Basta um empate também para o técnico Doriva alcançar uma marca expressiva em sua curta carreira: ele pode ser o primeiro técnico da história a vencer os estaduais de Rio e São Paulo em anos consecutivos.

A lista é restrita. Apenas sete treinadores podem se dizer campeões do Carioca e do Paulista: Vanderlei Luxemburgo, Zezé Moreira, Jorge Vieira, Mário Travaglini, Telê Santana, Jair Pereira e Oswaldo de Oliveira. Nenhum deles, no entanto, ganhou em anos seguidos. Campeão paulista em 2014 com o Ituano, Doriva pode fazer história neste domingo. Mas sabe que no futebol é preciso provar o seu valor dia após dia e por isso repetiu algumas vezes a palavra alegria e a expressão pés no chão durante a entrevista.

- Me senti confortável desde que cheguei ao Rio. Fui muito bem recebido pela torcida vascaína, pela diretoria... Fico feliz pelas coisas terem acontecido dessa maneira. Quando iniciamos o trabalho, sonhávamos com a decisão. Estamos nela e temos grande chance de título.Temos um adversário à altura e que respeitamos muito. Para mim será especial, meu segundo campeonato estadual e talvez segundo título. Mas eu mantenho meus pés no chão. No futebol é preciso sempre estar provando o seu valor, principalmente o treinador. Estou alegre, mas com os pés no chão - garantiu o treinador.

O possível feito se torna ainda mais especial pela pouca experiência de Doriva como treinador. A carreira começou oficialmente no ano passado. Após o título com o Ituano, o comandante ainda teve uma rápida passagem pelo Atlético-PR e chegou a ser apresentado pelo Botafogo-SP antes de aceitar o desafio de reconstruir o time do Vasco após a campanha irregular na Série B.

- Hoje estou no Rio, em um clube com imensa projeção, mas o nível de responsabilidade é o mesmo. A minha personalidade também não mudou. Esse título representaria muito. A gente se propôs a construir uma equipe nova, jogadores chegando, uma diretoria iniciando o trabalho... É tudo mérito nosso. Conseguimos agregar todos, criar um ambiente favorável e colocar em campo uma equipe competitiva. Ficamos felizes pelo resultado e confiantes de que estamos no caminho certo. Não será uma vitória pessoal, e sim coletiva. Vai ser importante em termos de consolidação no mercado - lembrou.

Vasco e Botafogo fecham o Campeonato Carioca no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O Cruz-Maltino joga com a vantagem do empate para conquistar o título. Já o Alvinegro precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Ou por dois gols ou mais para ficar com a taça direto.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário