Futebol

Doriva: "Queremos uma arbitragem neutra"

Flamengo e Vasco entram em campo neste domingo, às 16h, no Maracanã, para o quarto e mais importante confronto entre as equipes na temporada. Cercado de polêmicas decorrentes dos últimos duelos, o "Clássico dos Milhões" vale uma vaga na final do Campeonato Carioca e ainda coloca em jogo o recorde de invencibilidade do Rubro-negro.

Há 11 partidas sem perder (seis vitórias e cinco empates), o Flamengo tenta alcançar sua melhor série da história diante do rival cruzmaltino e, consequentemente, carimbar a vaga na decisão após o empate por 0 a 0 no primeiro duelo da semifinal.

Já o Vasco, em desvantagem por ter terminado a primeira fase do Estadual atrás do rival, sabe que só a vitória interessa. Mesmo sem um resultado positivo desde abril de 2012, o técnico Doriva tenta minimizar a questão. "Obviamente, a divulgação desse fato acontece o tempo todo, mas não nos incomoda. Temos que fazer o nosso trabalho, pois existe a consciência de que precisamos vencer".

Outro ponto do discurso do treinador envolve a questão emocional. Após um jogo violento na primeira semifinal e com muitas reclamações pela ausência de expulsões, o Vasco tenta ignorar os erros recentes da arbitragem para avançar à decisão.

"Independentemente de quem vai jogar, orientamos todos os atletas na questão do controle emocional. Não podemos nos exaltar com a arbitragem. É preciso equilíbrio. Queremos uma arbitragem neutra. Não queremos ser beneficiados e nem prejudicados", pediu Doriva.

Para a decisão, o comandante vascaíno terá todos os seus principais jogadores à disposição. Ainda assim, ele fez mistério e não revelou a formação que irá usar, deixando em aberto as participações de Marcinho e Dagoberto - ambos longe da melhor forma física.

Do lado rubro-negro, o discurso é o mesmo. Ciente da polêmica por conta dos erros no último final de semana, o técnico Vanderlei Luxemburgo pediu calma aos seus jogadores.

"Esse jogo você não tem o segundo. Ou você passa ou você fica. Tem que interpretar o jogo, olhar certinho. Temos uma vantagem [empate] e podemos terminar de uma forma. O emocional de jogo pode fazer a diferença no futebol", analisou.

Ao contrário de Doriva, o treinador rubro-negro não terá força máxima para o jogo decisivo. Com problemas musculares, o volante Canteros e o atacante Paulinho foram vetados pelo departamento médico. Luiz Antonio e Arthur Maia brigam por uma vaga no meio, enquanto Gabriel e Everton disputam um lugar na frente.

Quem se classificar encara o Botafogo - que superou o Fluminense na outra semifinal. O Campeonato Carioca será decidido em dois jogos nos dias 26 de abril e 3 de maio.

Fonte: UOL
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir