Futebol

É hoje! Vasco decide a Taça Rio contra o Botafogo no Engenhão

Quando a bola rolar no estádio Nílton Santos, às 16h, para o clássico entre Vasco e Botafogo, é natural que os 22 jogadores em campo lutem pela Taça Rio, o segundo turno do Estadual. Mas a preparação do jogo apresentou duas formas absolutamente distintas de enxergar esta final. A exceção do troféu ou da rivalidade envolvida, há questões diferentes movendo os dois times neste momento da temporada.

Com menos de um mês no cargo, Mílton Mendes tenta dar uma cara a um Vasco cujo elenco se montou com a temporada já iniciada. Sem outros compromissos no calendário — o time não está em competições sul-americanas e já foi eliminado da Copa do Brasil —, o Vasco busca a evolução de seu time. Para tanto, terá titulares hoje à tarde.

Mas o Vasco também busca uma vitória que represente uma afirmação, uma mudança de expectativa em torno da equipe, até aqui vista com ceticismo pela crítica e pela própria torcida.

Um jogador em especial perseguirá outro objetivo, além da vitória. Trata-se de Luís Fabiano, liberado para jogar graças a um efeito suspensivo, após ter sido suspenso por sua expulsão contra o Flamengo. O atacante ainda busca o primeiro gol com a camisa do Vasco. Nas declarações do atacante, o tom exato do que representa o jogo de hoje para o time.

— Jogo decisivo é sempre importante e não podemos vacilar de forma alguma. É uma grande oportunidade para o Vasco mostrar que está evoluindo, que está no caminho certo — afirmou Luís Fabiano, que destacou o lado positivo do período que ficou sem jogar, por causa da suspensão. — Tive duas semanas para treinar, me preparar.

MISTO ALVINEGRO

O atacante, nitidamente, ainda buscava o melhor ritmo de jogo quando estreou. Hoje, poderá mostrar se evoluiu fisicamente. O progresso do atacante pode contribuir de forma importante para algo que Mílton Mendes busca no Vasco: melhorar a parte ofensiva da equipe. Desde que o treinador assumiu, a equipe cruzmaltina ganhou segurança sem a bola. Agora, busca mais poder de fogo.

— Iniciamos um processo de organização da defesa, meio-campo e ataque. Os jogadores estão entendendo o que pedimos. Temos que ousar um pouco mais na frente. Tudo isso leva um certo tempo. Optamos por começar pela defesa. E tudo é uma questão de confiança para o time desempenhar bem — analisou o treinador.

O Botafogo virá com ampla maioria de reservas para o clássico. O que dá o tom de que a final da Taça Rio não é, neste momento, a prioridade alvinegra. O time jogou na última quinta-feira na Colômbia, pela Libertadores. Voltará a atar pelo torneio sul-americano na próxima quinta, desta vez no Equador. Alguns jogadores nem regressaram ao Brasil. Um grupo veio ao Rio com o técnico Jair Ventura e se juntou a reservas que estavam treinando na cidade.

Vencer o jogo daria ânimo ao Botafogo, manteria o time numa sequência positiva. No entanto, a prioridade é cumprir o compromisso pelo Estadual e, ao mesmo tempo, não perder jogadores para a Libertadores. Assim, um olhar especial será lançado sobre Bruno Silva. Titular do time em Medellín, na vitória sobre o Atlético Nacional, ele veio ao Brasil para jogar a decisão de hoje. É considerado vital para o elenco, será peça importante hoje, mas também no jogo da próxima semana, contra o Barcelona de Guayaquil.

— Bruno é um jogador com quem eu conto demais. Tem nível de Europa, de seleção brasileira — disse o técnico Jair Ventura sobre o meio-campista.

Além de nomes mais conhecidos da torcida, como Bruno Silva e o zagueiro Renan Fonseca, o Botafogo, o time misto do Botafogo deverá, novamente, abrir espaço para jogadores revelados na base. Cinco dos prováveis titulares foram formados no clube: o zagueiro Igor Rabello; o volante Fernandes, que deve jogar na lateral direita; o também volante Matheus Fernandes; o meia Leandrinho e o atacante Sassá.

Fonte: O Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário