Política

Eleição: Pedrinho retorna ao seu clube de infância após 15 anos

Pedrinho estava nervoso, olhava para baixo e parecia rezar. Às 22h15 veio a confirmação. Ele colocou a camisa no rosto e desabou. Após 15 anos, o ídolo está de volta ao Vasco. Clube em que chegou criança, construiu a maior parte de carreira, teve idas e vindas como jogador, mas sempre esteve muito presente em seu coração. O ídolo volta para casa para assumir o papel de presidente, em um mandato repleto de desafios, entre 2024 e 2026.

Pedrinho sempre foi emotivo e não seria dessa vez que disfarçaria a emoção. Ao ser anunciado futuro presidente do Vasco, parecia não acreditar que, 40 anos após pisar pela primeira vez no clube para jogar futsal, em 1983, ele se tornaria o presidente mais votado da história do Vasco da Gama. Foram 3.372 votos contra 1.844 do adversário Leven Siano.

A trajetória começou aos seis anos no futsal, mas a paixão pelo Vasco veio de berço. Pedrinho herdou o amor pelo clube do seu pai, que foi motorista de caminhão de entulhos em São Januário. Durante todo o dia, na votação na sede do Calabouço, ele vestiu uma camisa do Vasco, com o nome de Seu Hélio e o símbolo de infinito nas costas. O pai faleceu em 2008, ano em que Pedrinho encerrou a carreira de jogador no Vasco.

- Essa camisa foi uma homenagem ao meu pai. Ele que me levava aos treinos, com muita dificuldade. Ele acreditou muito mais em mim do que eu. Fui presenteado pelo grupo com essa camisa. O início no Vasco foi com ele, mas eu não pude ir ao enterro dele, porque eu estava no futebol árabe. Tenho orgulho e foi uma forma de retribuir, porque, se hoje estou aqui, ele tem uma parcela enorme nisso. Todos sabem o que ele passou ali dentro como motorista de caminhão de entulho, problema com álcool. De onde ele estiver, sei que ele tem um orgulho muito grande, porque ele sabe o que eu tenho no coração em relação ao Vasco – disse Pedrinho, com os olhos marejados.

Liderança de ídolos

Pedrinho, de 46 anos, que representa o grupo "Sempre Vasco", construiu uma história dentro do Vasco. Ele chegou ao clube aos seis anos para jogar futsal e se tornou jogador profissional. Integrante de uma das gerações mais vitoriosas da história do clube, acumulou diversos títulos, entre eles o da Libertadores de 1998.

A chegada de Pedrinho ao poder também significa a reaproximação com outros ídolos que fizeram história no Vasco. Edmundo e Felipe fazem parte do grupo político e, de uma forma ou de outra, também fazem parte dessa vitória. Os dois integram o grupo "Sempre Vasco" e estiveram na sede da Calobouço para apoiar o ex-companheiro.

Felipe, que iniciou sua trajetória no futsal do Vasco em 1983, aos 6 anos, ao lado de Pedrinho, assumiu recentemente o comando técnico do Volta Redonda e planeja seguir a carreira de treinador. Edmundo, por sua vez, é um dos fundadores e lideranças da “Sempre Vasco”. O agora presidente eleito abriu as portas para o ex-atacante estar ao seu lado durante sua gestão.

Desafios e VPs

A posse de Pedrinho será em janeiro, provavelmente no dia 15. Não serão poucos os desafios. O maior, provavelmente, será conduzir a esperada reforma de São Januário. O clube tem projeto avançado para realizar a maior obra estrutural do quase centenário estádio. Caberá a Pedrinho e seus pares definirem o projeto a ser executado.

A atual diretoria, comandada pelo presidente Jorge Salgado, conseguiu nesta semana a aprovação da Prefeitura para um projeto de lei do potencial construtivo de São Januário. O projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Com a receita, o Vasco planeja financiar a reforma e ampliação do estádio para quase 50 mil torcedores. O tema é prioridade da atual gestão.

- O primeiro passo é torcer neste domingo (contra o América-MG). Temos que esquecer agora qualquer questão política. Obviamente transição será uma questão à parte, sem atrapalhar o futebol, que é o mais importante. O ideal seria até que esse processo eleitoral ocorresse após o Campeonato Brasileiro, mas temos que respeitar o estatuto. O mais importante agora é não ter nenhum processo político. A questão do estádio será somente quando eu tomar a posse - disse Pedrinho.

Pedrinho não terá a caneta, mas o futebol é tratado como prioridade em todas entrevistas. A relação com a 777 Partners será um desafio, uma vez que a SAF vem tomando todas as decisões referentes ao futebol. A atual direção do clube associativo não se envolve no dia a dia da pasta.

Antes de se lançar candidato, Pedrinho foi convidado para participar do departamento de futebol do Vasco como funcionário da SAF. Agora como presidente, ele espera ter participação ativa para poder ajudar. O clube associativo tem, por contrato, duas cadeiras no Conselho de Administração da SAF. Uma delas é do presidente.

Durante a campanha, Pedrinho falou sobre a possibilidade de abertura e revisão dos contratos com a 777. Na noite deste sábado, logo após da confiamação da vitória na eleição, a SAF parabenizou o ex-jogador pela vitória e falou em união.

- Entendemos que a união de todos os vascaínos é fundamental para a retomada de nosso protagonismo e contamos com o apoio de Pedrinho e toda Diretoria Administrativa para recolocarmos o Vasco em seu devido lugar no cenário do futebol sul-americano - disse trecho da nota da SAF.

Além de Pedrinho, Paulo Salomão (1º vice-presidente) e Renato Brito (2º vice-presidente) foram eleitos neste sábado, na Chapa da Sempre Vasco. Outros VPs ainda serão anunciados. Silvio Roberto Almeida deve assumir a vice-presidência de finanças, enquanto Eduardo Cassiano tem acordo encaminhado para ser o VP Olímpico. Vale destacar que esportes como basquete, remo, futsal, entre outros, ainda pertencem ao clube associativo.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário