Política

Eleições: Olavo Monteiro de Carvalho ainda busca consenso

A junta eleitoral do Vasco se reuniu na manhã desta terça-feira em caráter emergencial e decidiu acatar as determinações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e não recorrer. Conforme sacramentou a juíza Fernanda Xavier de Brito, o clube irá apresentar uma nova lista de sócios aptos a participar do pleito. A relação estará disponível na secretaria do clube na próxima quarta-feira. Apesar disso, a data da eleição - marcada inicialmente para o dia 28 de junho e suspensa pela mesma decisão judicial - segue indefinida.

Roberto Dinamite afirmou que o clube pretende manter a data definida pelo presidente da Assembleia Geral do clube, Olavo Monteiro de Carvalho. No entanto, a oposição diz que o dia fere o estatuto e promete continuar brigando por uma mudança. Segundo os opositores, o Estatuto do Vasco prevê um prazo mínimo de 60 dias entre a própria eleição e a data de publicação do edital, que foi divulgado no dia 30 de abril. Desta maneira, a data da eleição teria de ser definida a partir do dia 29 de junho. O problema maior é que no dia 27 de junho, todos os mandatos se encerram, incluindo o Conselho Deliberativo, Fiscal e o da Assembleia Geral. Assim, a eleição ocorreria sem que nenhum dos poderes pudesse conduzir o processo.

Segundo o vice-presidente jurídico do Vasco, Nelson Almeida, que irá se reunir com a juíza Fernanda Xavier de Brito, não faz sentido para o clube brigar na Justiça. O imbróglio acabaria adiando cada vez mais o processo eleitoral. Nelson confirmou que irá apresentar a nova lista e abrir novamente o prazo estatutário de cinco dias para qualquer impugnação que alguém julgue necessário fazer.

- A lista vai estar novamente disponibilizada na secretaria do clube. Vamos acatar as decisões. Quanto à data, ainda não tem nada definido, mas no nosso entendimento prevalece o dia 28 de junho - afirmou.

O presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, seguiu a linha de raciocínio de Nelson Almeida. Para ele, a discussão da data só irá ocorrer após o prazo de cinco dias para análise da nova lista. Feito isso, Olavo pretende então marcar uma reunião com todos os candidatos e tentar chegar a um consenso.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário