Política

Eleições: Vasco pode ter recadastramento de sócios

Após uma série de indefinições nas últimas reuniões realizadas para tratar do processo eleitoral do clube, o presidente da Assembleia Geral do Vasco, Olavo Monteiro de Carvalho, mudou de ideia e aceitou a proposta da oposição de fazer um recadastramento dos sócios. Com a nova postura sobre o principal imbróglio da eleição vascaína, oposição e situação começam a \"falar a mesma língua\", encerrando algumas questões e podendo assim acelerar a realização do pleito.

Uma reunião da Junta Deliberativa realizada na noite da última terça-feira, que contou ainda com a participação de três membros do conselho fiscal, Hércules Figueiredo (Presidente), Hélio Donim e Jayme Loureiro Baptista, sacramentou a decisão de Olavo, que antes havia votado de maneira contrária ao recadastramento.

Com o aval do presidente da Assembleia Geral, as chapas de oposição lideradas por José Henrique Coelho e Leonardo Gonçalves pretendem refazer a lista de sócios, conferindo se os nomes atuais, que constam na relação apresentada pela situação, ainda estão vivos e apurando se os mesmos estão em dia com os pagamentos das mensalidades do clube

\"Por estar participando de um processo eleitoral pela primeira vez, não tenho a lista antiga para conferir. Mas pelo que outras chapas de oposição estão falando, há uma série de contestações a serem feitas nesta lista apresentada. Precisamos fazer esse recadastramento para conferir se todos estão vivos, com pagamento em dia e aptos a votar\", afirmou o candidato Leonardo Gonçalves, do movimento \"Cruzada Vascaína\".

Para José Henrique Coelho, ex-vice de marketing da atual gestão e representante da oposição, é hora de se colocar em prática o que Olavo assinou. Mesmo entendendo que uma intervenção judicial deve ser realizada, já que, respeitando os prazos estatutários, o clube ficará sem um presidente (o mandato de Roberto Dinamite se encerra no dia 27 de junho), o candidato acredita que o recadastramento é o melhor caminho.

\"O Olavo entendeu que esse recadastramento é o melhor, e mais justo, caminho a ser feito no momento. Agora, depois de aceitar, resta saber se eles vão colocar isso em prática para as eleições. Independente de fim de mandato ou de prazo para marcar a votação, precisamos fazer isso. Entendo que deve haver uma intervenção, até pelo avançar das datas, mas não devemos deixar de conferir essa lista\", ressaltou Coelho.

Além de José Henrique Coelho, Leonardo Gonçalves e do atual mandatário, Roberto Dinamite, outros três candidatos concorrem à presidência do Vasco: Pedro Valente, Nelson Medrado Dias e Jayme Lisboa.

De maneira indireta, conforme rege o estatuto do Vasco, os sócios elegem a chapa vencedora, que indica 120 conselheiros, e a segunda colocada, que indica 30. Esses 150 se juntam aos 150 conselheiros natos (beneméritos mais antigos), formando o colégio eleitoral de 300 membros que escolherá o presidente do clube.

Confira a parte da ata da reunião da Junta Deliberativa da última terça-feira onde Olavo reconhece a necessidade de um recadastramento de sócios do Vasco.

\"Os membros da Junta Deliberativa, por quatro votos, reiteram a necessidade imperiosa de um amplo recadastramento do quadro social do clube. A próxima reunião deste colegiado, para tratar de eventuais recursos, ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 30 de maio de 2011, às 17h30. Nada mais a tratar, foi encerrada a sessão, sendo da mesma lavrada a presente ata que assinada por todos os presentes para que se produzam os devidos e legais efeitos\"

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário