Futebol

Em "casa", Vasco decepciona capixabas e apenas empata com Seleção Local

A fidelidade ao estado foi, literalmente, deixada de lado. Os capixabas ignoraram a seleção local e fizeram o Vasco se sentir em casa. Mesmo assim, os cariocas não conseguiram mais que um suado empate em 1 a 1, nesta quarta-feira, no Estádio Engenheiro Alencar de Araripe, em Cariacica. O amistoso serviu como preparação para a estreia no Estadual do Rio, sábado, diante do Tigres do Brasil.

No intervalo, o técnico Vagner Mancini fez dez substituições, todas já previstas. Além de não querer forçar a musculatura dos jogadores às vésperas do primeiro jogo oficial, o comandante precisava avaliar alguns atletas individualmente.

O meia Carlos Alberto, com lesão na coxa esquerda, ficou de fora da partida, sendo substituído por Philippe Coutinho, e ainda não é nome certo contra o Tigres. O atacante Rafael Coelho, considerado titular, também ficou de fora. Ele reclamou de cansaço muscular. Robinho iniciou atuou ao lado de Dodô na linha de frente.

O apoio do torcedor deixou o Vasco empolgado. Nos primeiros minutos, Philippe Coutinho e Dodô deram trabalho na frente, mas logo o jogo se equilibrou. Apesar do pouco entrosamento e da qualidade discutível, a seleção capixaba conseguia se trancar na defesa e arriscava seus contra-ataques. O meia Richard e o lateral-esquerdo Mateus deixavam Jumar e Elder Granja loucos.

E foi justamente por este setor que a seleção local abriu o placar. Após boa trama, Kill apareceu no meio dos zagueiros e só escorou a bola para o fundo da rede. Silêncio no estádio, enquanto os cruzmaltinos se entreolhavam incrédulos. Emocionado, o camisa 9 capixaba recebeu abraços de todos, levantou a camisa, apontou o dedo para cima e esfregou as mãos no rosto, como quem não acredita no que acaba de fazer. O primeiro tempo terminou assim. Apesar disso, cantoria e aplausos na descida para o vestiário.

Na volta do intervalo, Vagner Mancini fez dez alterações. O treinador já havia anunciado que avaliaria duas equipes distintas. Até o goleiro Fernando Prass foi substituído, dando vaga a Tiago. Rodrigo Pimpão foi o único remanescente do primeiro tempo.

Apesar de formado pelos suplentes, o time da segunda etapa pareceu mais disposto. Mesmo não apresentando futebol brilhante, pressionou o adversário e acabou conseguindo o empate. Após bola alçada na área, Fumagalli emendou para a rede.

Perto do fim, um torcedor invadiu o campo, foi execrado pelas arquibancadas e logo retirado. Voltando ao jogo, não fosse o excesso de passes errados e domínios ainda piores, o time de São Januário poderia ter feito valer sua superioridade física. Mas não deu. Fica como teste, como lição. Sábado tem mais, e para valer.

SELEÇÃO CAPIXABA 1 x 1 VASCO

Seleção capixaba
Denis; Vitor (Toninho), Cavaline (Toni), Marco Antonio (Piter) e Mateus; Igor, Gilmar, Richard e Paraná (Lucas); Kilt (Geovane Filho) e Rodrigo Cruz (Felipe, depois Kaleo)
Técnico: Marcos Nunes

Vasco
Fernando Prass (Tiago); Elder Granja (Fagner), Gian (Thiago Martinelli), Fernando (Titi) e Marcio Careca (Ernani); Nilton (Paulinho), Leo Gago (Souza), Jumar (Matias Palermo) e Philippe Coutinho (Fumagalli); Robinho (Rodrigo Pimpão, depois Geovane Maranhão) e Dodô (Caique)
Técnico: Vagner Mancini

Data: 13/01/2010 (quarta-feira)
Local: Estádio Engenheiro Alencar de Araripe, Cariacica (ES)
Árbitro: Marcos André Gomes (ES)
Auxiliares: Antonio Carlos e Gelrosn Rodrigues
Cartões amarelos: Igor (CAP)
Gols: Kill, aos 39 minutos do primeiro tempo; Fumagalli, aos 23 minutos do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte