Em casa, Vasco tenta reencontrar a paz na Série B

Em 13/10/2016 08:11
 
São JanuárioSão Januário
Foto: Divulgação

A vitória sobre o Londrina minimizou bastante o risco de tragédia, o presidente Eurico Miranda veio a público colocar panos quentes nos focos de pressão sobre Jorginho, mas nada como o aconchego do lar para o Vasco definitivamente reencontrar a paz na reta final de 2016. Vinte e um dias depois, o clube volta a jogar em São Januário neste sábado, às 16h30 (de Brasília), diante do CRB, pela 31ª rodada da Série B. E o fator casa é o trunfo vascaíno para ter um acesso o mais breve e tranquilo possível à elite do futebol nacional. Os números apontam para isso.

Palco de derrotas marcantes no decepcionante primeiro turno do Brasileirão do ano passado, São Januário voltou a ser o caldeirão tão aclamado pela torcida na atual temporada. Se as arquibancadas na maioria das vezes estiveram vazias, em campo a equipe mostrou força com 16 vitórias, seis empates e somente três derrotas, com 72% de aproveitamento. Com mais quatro compromissos em seus domínios até o fim da Segunda Divisão, não há motivos para desespero nem mesmo para o torcedor mais pessimista.   

No Rio de Janeiro, o Vasco conquistou 30 de seus 54 pontos na Série B. Precisando de mais oito para atingir o número previsto pelos matemáticos para o acesso (62), basta manter a média de 77% de aproveitamento contra CRB, Avaí, Luverdense e Ceará para garantir um fim de ano tranquilo. Em São Januário, o Vasco disputou 13 dos 15 jogos em que foi mandante na competição, com dez vitórias e as três únicas derrotas no local no ano, para Paysandu, Paraná e Vila Nova - contra Sampaio Corrêa e Londrina, transferiu as partidas para Cariacica (ES) e Manaus, respectivamente.   

Novamente titular de Jorginho, Madson admitiu a saudade do torcedor carioca e projetou retribuir o carinho no reencontro com o CRB, que o Vasco já encarou três vezes neste ano.   

- Há tempo não jogamos em São Januário. Esperamos fazer um jogo forte. A expectativa é a melhor possível.    

São Januário, por sinal, já foi palco de um confronto entre o Vasco e o clube alagoano em 2016. O 1 a 1 pela Copa do Brasil, por sua vez, foi suficiente para garantir a classificação carioca para terceira fase da competição.

Vasco em São Januário em 2016

16 vitórias (10 pela Série B)
6 empates
3 derrotas (todas pela Série B)
72% de aproveitamento
55% dos pontos na Série B