Categorias de base

Entrevista: Lucas, Matheus e o sonho de fazer história pelo Vasco

O Vasco é um dos clubes brasileiros mais adorados pelos moradores do Nordeste. É comum ver o Gigante da Colina lotar os estádios de várias cidades nordestinas quando tem a oportunidade de enfrentar os times dessa região. Foi assim durante os jogos da Série B de 2009, período no qual o cruzmaltino fez um tour pelo país.

Dentre os diversos torcedores vascaínos de origem nordestina está o baiano Aguinei Oliveira, que ainda muito cedo deixou sua terra natal para tentar a sorte em São Paulo. Apesar de ter ido morar num Estado que possui quatro dos maiores clubes de futebol do Brasil, \"Guina\", forma como é conhecido atualmente, não abandonou sua antiga paixão e seguiu carregando a cruz de malta no peito.

A maior prova da devoção de Guina ao Vasco são seus familiares, que também são apaixonados pelo Gigante da Colina. Foi por conta de dois deles que Guina deixou a \"Terra da Garoa\" para morar no Rio de Janeiro em 2003. Tudo para correr atrás de um sonho, o de ver os filhos Lucas e Matheus defendendo as cores do clube do seu coração:

- Quando o Vasco vai jogar no Nordeste, joga praticamente em casa. Eu sempre fui um torcedor apaixonado pelo Vasco, minha família inteira, meus pais e irmãos, são todos vascaínos. Escolhi morar no Rio de Janeiro justamente por conta do Vasco. A gente chegou aqui em 2003 e logo coloquei eles para jogar no Vasco-Barra. Eles treinavam dois períodos e, graças a Deus, se destacaram. Quando se destacam jogadores de algum do núcleo do Vasco, eles levam para o clube. Eles passaram no teste, o que não é fácil., até porque todos os garotos que vão para o Vasco são garotos selecionados e com a base muito boa. Eles passaram e estão no Vasco até hoje - conta Guina.

Lucas e Matheus completarão neste ano de 2013 dez anos de Vasco, período no qual ambos conquistaram títulos e o carinho de todos com quem tiveram a oportunidade de conviver. Lucas possui 17 anos de idade e atualmente faz parte da equipe juvenil. Matheus possui 14 anos e neste ano de 2013 defenderá a categoria infantil. O mais velho atua de lateral-direito, enquanto o segundo de atacante. Independente da posição, o que deixa Guina feliz é o fato de vê-los vestindo a camisa do cruzmaltino:

- Fico feliz por ter saído do Nordeste e ter dois filhos jogando num time grande. Eles são sempre os jogadores que possuem mais tempo de Vasco nos grupos que fazem parte. Eles têm 10 anos de Vasco. Tive a felicidade de vê-los conquistar todos os títulos que disputaram no salão, desde o chupetinha. Os campeonatos que foram disputados a nível estadual e internacional eles também conquistaram. Eles são pé-quentes dentro do Vasco. O Matheus já teve a oportunidade de ser relacionado para três campeonatos mundiais. A gente só tem a agradecer ao Vasco, a toda comissão e aos dirigentes. Eles fazem um ótimo trabalho na base. A gente está muito feliz pelo trabalho e por estar no Vasco, clube do nosso coração - afirmou Guina.

Recusou a Europa para jogar no Vasco

Foto: Arquivo Pessoal


Atualmente com 14 anos de idade, o atacante Matheus Alves defende as cores da equipe infantil do Vasco, atualmente comandada pelo treinador Luiz Felipe. O jovem foi relacionado para a última Copa Votorantim, realizada no mês de janeiro em São Paulo, seu Estado natal. Fã de Cristiano Ronaldo e Roberto Dinamite, Matheus foi campeão por todas as categorias que passou dentro do cruzmaltino.

O auge da trajetória de Matheus com a camisa do Gigante da Colina aconteceu em 2011, quando ele conquistou ao lado de seus companheiros da geração 98 o título do Lisboa Cup, competição que é considerada um Campeonato Mundial da categoria sub-13.

As atuações de \"Matheuzinho\" no torneio chamaram a atenção de alguns clubes do futebol Europeu, dentre eles o Barcelona e o Milan. O interesse do clube catalão, porém, não encheu os olhos do jovem atacante, que pretende se profissionalizar com a camisa vascaína:

- Não quero deixar o Vasco por ele ser o clube que amo desde pequeno. Sonho em me profissionalizar no Vasco, ganhar muitos títulos pelo Vasco e dar alegrias para essa torcida maravilhosa. Os times que me chamaram foram o Milan, o Barcelona, clubes grandes. Mas eu quero me profissionalizar no Vasco e fazer meu nome no Brasil. Eu não quero sair, quero ficar no Vasco - disse Matheus.

O desejo de \"Matheuzinho\" é reforçado por Guina, que sonha em ver o filho fazendo história com a camisa do Gigante da Colina:

- Muitos motivos me fizeram recusar essas propostas. Primeiro o fato de ser o sonho deles, do sonho da família, de todos, continuar no Vasco. O Vasco é a nossa casa. Se a gente pudesse morava dentro de São Januário. Na verdade o Brasil pode até ser que não seja o primeiro no ranking da FIFA, mas é o país do futebol e o nosso país. Eu quero que ele seja profissional pelo Vasco, ganhe títulos pelo Vasco e dê alegrias para essa massa do Vasco. Quando chego em São Januário e fico na Força Jovem me arrepio todo. Meu sonho é vê-lo jogando no profissional do Vasco e conquistando títulos. Não adianta ser apenas jogador do Vasco, pois para fazer história no clube tem que ganhar títulos além de jogar bem. Meu sonho é que ele ganhe títulos e continue no Vasco. Mas não é fácil, até porque o Vasco tem bons jogadores. Mas falo para eles que é preciso matar um leão por dia e trabalhar forte para obter sucesso no clube - afirmou o pai do atleta.

É justamente seguindo os conselhos do pai que Matheus espera obter sucesso e conquistar títulos pela categoria que defende atualmente, a infantil:

- Eu pretendo nessa temporada de 2013 fazer muitos gols, até mesmo na competição internacional que a gente vai disputar na Itália. O nosso grupo está muito unido, muito forte e vai entrar forte em todas as competições que disputar - declarou o jovem atacante.

Hora de se firmar no time juvenil

Lucas ao lado do pai em seu início no Vasco


Diferentemente do irmão, Lucas, atualmente com 17 anos, não foi alvo de clubes europeus e ainda luta por espaço na categoria juvenil. Mas engana-se quem pensa que o problema do jovem foi a falta de talento. Um dos grandes adversários do garoto nascido em São Paulo ao longo desse período foi o amigo Foguete, considerado o melhor lateral-direito 96 do Brasil.

Lucas faz parte da geração de Matheus Índio, Foguete, Lorran, Thiago Mosquito e Danilo, considerada a mais promissora da base vascaína. Até mesmo por conta disso, o lateral-direito conquistou títulos em todas as categorias que passou. Apesar disso, Lucas não quer continuar sendo apenas um coadjuvante e para isso pretende aproveitar a saída de Foguete, que deixou o Vasco no mês de janeiro, para mostrar que pode chegar ao time profissional num curto espaço de tempo:

- Minha última temporada não foi muito boa. Era o primeiro ano de juvenil e não tive muitas oportunidades. Mas vou continuar trabalhando para conseguir meu espaço dentro do Vasco. A saída do Foguete pode ajudar, mas ainda considero uma missão complicada. Mas vou trabalhar para me tornar titular. Vou me dedicar bastante para alcançar esse objetivo - declarou Lucas.

Fã de Daniel Alves e Maicon, Lucas começou a carreira no meio-campo, mas a pedido do técnico Oliveira passou a atuar na lateral. O passe e a visão de jogo são as principais virtudes do garoto, que relembra com orgulho sua trajetória no clube do coração:

- Eu cheguei no Vasco para jogar no chupetinha, passei pelo pré-mirim, mirim, infantil e agora estou no juvenil. Eu disputei vários campeonatos, mas um apenas foi internacional e nele a gente não foi muito bem. Foi um torneio no sul e a gente perdeu nas quartas de finais para um time do Uruguai. No Brasileiro nós fomos muito bem, ganhamos um em cima do Flamengo. Ganhamos três cariocas. Tem sido uma boa trajetória até agora - recordou.

Amor da Família pelo Vasco



Como foi dito no início da matéria, não é só Guina que é \"vascaíno-roxo\", mas sim toda sua família. Iraneide Alves, mais conhecida como Tica, é daquelas torcedores que gosta de ir ao estádio e apoiar o time do primeiro ao último minuto. É comum vê-la vibrando na vizinhança a cada gol, a cada vitória vascaína:

- Aqui todo mundo é vascaíno e assistimos sempre jogos do Vasco juntos. Eles jogam videogame só com o Vasco. A sai na rua gritando quando o Vasco ganha. Somos vascaínos natos - afirmo Tica antes de encher os filhos Lucas e Matheus de elogios:

- São meninos maravilhosos fora de campo. Possuem um bom coração e se puderem ajudam todas as pessoas. Todo mundo gosta deles, até porque eles nunca se meteram em briga com ninguém. Nunca recebi reclamação deles na escola. Todo mundo gosta deles, pode chegar e perguntar. Eles não saem para negócio de festas, são caseiros e só saem comigo e com o pai. Eles são tranquilos - revelou.

Assim como Tica, Lucas não esconde de ninguém a importância que o Gigante da Colina tem para sua vida:

- Eu sou vascaíno desde pequeno, quando meu pai me levava para jogos no Maracanã. Quando entrei na escolinha do Vasco fiquei muito feliz e me tornei ainda mais apaixonado pelo Vasco. Minha maior alegria foi vestir a camisa do Vasco. O Vasco representa minha vida toda. Espero continuar no Vasco, me profissionalizar pelo clube e dar muitos títulos para a torcida - disse o lateral-direito.

Matheus, o filho mais novo do casal, que ainda tem uma filha chamada Sandy Costa, foi outro que fez juras de amor ao clube de São Januário. O atacante revelou ainda qual foi a sua maior alegria como vascaíno:

- O amor pelo Vasco surgiu do meu pai, que é vascaíno. Já criança ele falou que eu ia torcer para o Vasco. Daí a gente assistia jogos do Vasco, ia no Vasco. Foi por conta disse que acabei vascaíno. Minha maior alegria com o Vasco foi ter sido campeão mundial pelo clube em 2011 invicto em Portugal. Essa foi a maior felicidade. O que representa o Vasco para mim? Não tem nem muito o que falar, pois ele é tudo. É minha casa - afirmou a promessa do infantil.

Com informações do Programa \"Só dá Base/ Só Dá Vasco\".

Por Carlos Gregório Junior

Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Júnior- SuperVasco.com
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri