Futebol

Equilíbrio marca o confronto entre São Paulo e Vasco

A partida desta quarta-feira (04) contra o Vasco é muito importante para o São Paulo seguir firme com vantagem na tabela e dar mais um importante passo rumo ao título do Campeonato Brasileiro de 2006.

No que depender do retrospecto entre os clubes no campeonato nacional, a partida promete ser ainda mais difícil. Em 32 partidas, foram 11 vitórias para cada lado e 10 empates.

Se na história do Brasileiro, o equilíbrio é o ponto principal do confronto entre São Paulo e Vasco, no Estádio do Morumbi a situação é muito diferente.

No Nacional, o São Paulo não perde para o rival carioca no Morumbi há mais de 16 anos. A última derrota aconteceu no dia 16/12/89, quando o Vasco da Gama venceu por 1 a 0, na decisão do Brasileiro daquele ano. De lá para cá foram nove jogos, com cinco vitórias do Tricolor e quatro empates.

Ao longo dos anos, contando todas as competições, foram 19 confrontos no Morumbi, com 10 vitórias do São Paulo, cinco empates e quatro triunfos da equipe carioca.

A história registra, porém, vantagem vascaína. Em 87 partidas disputadas, o Vasco venceu 33 vezes, o São Paulo 26 e houve ainda 28 empates.

Primeiro jogo:
O primeiro confronto entre São Paulo e Vasco da Gama aconteceu no dia 4 de junho de 1940. A partida amistosa aconteceu no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O Tricolor, comandado pelo técnico Ramon Platero, veio a campo com King, Bruno, Iracino, Lisandro, Lola, Orozimbo, Bazzoni, Jofre, Hemédio, Remo e Paulo.

A equipe abriu o placar aos cinco minutos com Bazzoni. Durval empatou para o Vasco pouco tempo depois. Bazzoni, aos 15min, colocou novamente o Tricolor na frente. Em duelo pessoal, Durval deixou tudo igual pela segunda vez. A equipe carioca ainda virou o placar com Orlando, mas Paulo não permitiu a vitória vascaína e deixou tudo igual. Final 3 a 3.

Uma curiosidade da partida ficou por conta do \"fair-play\". Inconformados com uma agressão do vascaíno Alfredo, que erroneamente acabou resultando na expulsão de Paulo, atleta são-paulino, a equipe Tricolor se retirou de campo aos 15 minutos do segundo tempo. O árbitro José Peixoto teve então, que encerrar a partida.

Último jogo:
O último duelo aconteceu pelo primeiro turno do Brasileiro deste ano. No dia 28 de maio, as duas equipes se enfrentaram no Estádio de São Januário. Sem poder contar com Rogério Ceni, Josué, Thiago, Aloísio e Júnior, o Tricolor foi ao Rio de Janeiro e conseguiu um empate por 1 a 1. Alex Dias marcou para o São Paulo.

Com o resultado - ao final da oitava rodada - o time assumiu a liderança da competição pela primeira vez. Hoje, são 16 rodadas na liderança, sendo 15 consecutivas.

Fonte: Site oficial do São Paulo FC
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir