Clube

Escola de Samba Gigante da Colina ficou em 2º na sua categoria

A Acadêmicos da Asa Norte foi eleita a melhor escola de samba do Grupo Especial, no carnaval brasiliense, com 269,2 pontos. As notas conferidas pelos jurados a quesitos como samba-enredo, fantasias, comissão de frente e outros começaram a ser apuradas às 11h, com uma hora de atraso, no Ceilambódromo. O resultado saiu às 12h57. No sábado, a população poderá conferir o desfile das campeãs no mesmo local. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 450 pessoas acompanharam as apurações.

Com o enredo “Do saber ao ouro: 50 anos de história da UnB!”, a escola fez uma homenagem aos 50 anos da Universidade de Brasília. Alunos, professores e funcionários da instituição cantaram o enredo nas alas. Uma delas, com integrantes vestidos de roxo e preto, lembrava os anos da repressão. Nesta tarde, os componentes vão se reunir no barracão da escola, que fica na L4 Norte, do lado do Minas Clube.

Campeã por 31 vezes – conquistando o título por oito consecutivas, de 1986 a 1993 –, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) desta vez ficou em segundo lugar, com 268,7 pontos. A escola celebrou os quadros do pintor paulista Cândido Portinari, em um desfile que chamou a atenção pela qualidade técnica. A maior diferença de pontos entre a Asa Norte e a Aruc foi no quesito harmonia. A primeira recebeu nota máxima, enquanto a Aruc recebeu 9,2.

Em terceiro lugar ficou a Águia Imperial de Ceilândia, que conseguiu levantar a arquibancada durante o desfile. À vontade em sua cidade de origem, a Águia deu uma prévia da bateria antes de entrar na passarela do samba, arrancando aplausos e gritos de empolgação dos presentes. O enredo abordou o modernismo brasileiro. Na avenida, 1,2 mil foliões e quatro carros alegóricos, representando desde o Teatro Municipal até Abaporu, quadro de Tarsila do Amaral que se transformou em ícone do movimento.

Grupo de Acesso

O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Capela Imperial de Taguatinga, que no ano passado conquistou a vaga no Grupo Especial, volta para o Grupo de Acesso por ter recebido menor pontuação na apuração. A família capelense abre espaço para a Acadêmicos de Santa Maria, que conquistou o primeiro lugar entre as escolas do Grupo de Acesso, com 268 pontos. Receberam com festa o troféu, fazendo muito barulho com a bateria. A agremiação teve como tema enredo “Coração, a vida que se faz viva”.

Em segundo lugar ficou com a Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Unidos do Recanto das Emas (Aruremas), somando 267,3 pontos. A terceira colocada foi a Candangos do Núcleo Bandeirante, totalizando 266,7 pontos. A Capela Imperial de Taguatinga e a Bola Preta de Sobradinho perderam 2,5 e 2 pontos, respectivamente, por não cumprir o número mínimo de componentes.

Blocos de Enredo

A Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão é a campeã entre os Blocos de Enredo, com 267,3 pontos no total. A agremiação sobe para o Grupo de Acesso no carnaval do ano que vem. A UDV trouxe para a avenida as manifestações da cultura popular misturadas a elementos do cerrado, inspirados no grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e em seu Mito do Calango Voador.

Na hora do resultado, por volta das 11h, a maior parte dos torcedores eram do Varjão. Os componentes e torcedores comemoraram bastante sob o comando da bateria. Receberam nota máxima em enredo, conjunto e evolução, fantasia e comissão de frente.

A Unidos de Planaltina foi penalizada e perdeu oito pontos por ter atrasado 12 minutos e por não ter tirado os carros do recuo. A acadêmicos do Riacho Fundo II perdeu dois pontos por atraso também. A segunda colocada foi a Gigante da Colina, com 265,1 pontos. Em terceiro, a Acadêmicos do Riacho Fundo II totalizou 253,7 pontos. A Unidos de Planaltina fechou a lista com 251,6 pontos.

Folia da paz

Em um carnaval de paz, as agremiações capricharam na apresentação e entraram na avenida com vontade de disputar os títulos. Este ano, a folia no Ceilambódromo contou com a presença de aproximadamente 40 mil pessoas, que aproveitaram as apresentações de bandas e os desfiles das escolas de samba. A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência entre sábado (18/2) e terça-feira (21/2). Ao todo, 1.650 policiais atuaram nos quatro dias de evento, com 60 carros.

O Corpo de Bombeiros atendeu a um total de 28 ocorrências. A corporação contou com 1.300 homens durante todo o feriado, utilizando 49 carros. A maioria dos casos foi por excesso de álcool.

Segundo o tenente-coronel da PMDF, Zilfrank Antero, porta-voz da Operação Carnaval, a ausência de ocorrências se deve ao esquema de segurança montado pela corporação. “Este foi o carnaval mais tranquilo de todos os tempos no Ceilambódromo. Nossa política foi de intervir de imediato. Logo, em qualquer princípio de briga ou de confusão nós interferíamos”, explicou.

Participantes do carnaval 2012

Blocos de Enredo


» Acadêmicos do Riacho Fundo
» Escola de Samba Gigante da Colina
» Escola de Samba Unidos de Planaltina
» Unidos do Varjão

Grupo de Acesso

» Unidos da Vila Paranoá
» Projeto Colibri
» Escola de Samba Império do Cerrado
» Acadêmicos de Santa Maria
» União da Vila Planalto e Lago Sul
» Mocidade de Valparaíso de Goiás
» Dragões de Samambaia
» Candangos do Bandeirante
» Unidos do Recanto das Emas

Grupo Especial

» Escola de Samba Capela Imperial
» Mocidade do Gama
» Acadêmicos da Asa Norte
» Aruc (Cruzeiro)
» Águia Imperial de Ceilândia
» Bola Preta (Sobradinho)

Fonte: Correio Braziliense
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário