Futebol

Especialista fala sobre problema de Everton Costa

O Vasco já conseguiu diagnosticar o problema que preocupa a todos em São Januário desde a última quarta-feira. Segundo nota oficial divulgada pelo clube na noite da última sexta, a arritmia cardíaca de Everton Costa foi causada por uma miocardite (processo inflamatório do músculo cardíaco). Segundo o especialista no assunto, Luiz Eduardo Camanho, chefe do Departamento de Arritmias Cardíacas da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), a causa mais comum do problema é viral e o atacante vai precisar de acompanhamento regular para retomar a carreira com segurança.

- A forma mais comum da miocardite é viral e pode gerar uma arritmia, sim. No modo mais clássico, ela começa como uma gripe, com sintomas naturais de tosse e febre. De dois a três meses depois disso, a pessoa apresenta os sintomas da miocardite, como dor no peito, arritmia e falta de ar. É necessário um acompanhamento regular por meio de ressonância magnética, eletrocardiograma e ecocardiograma. Neste momento, é impossível ele retomar a rotina de treinamentos de um atleta profissional - frisou o especialista.

Segundo Luiz Eduardo, não há uma droga específica para a inflamação. Para melhorar, Everton vai precisar de um tratamento de suporte e repouso. O jogador segue internado na unidade semi-intensiva do hospital Quinta D'or, em São Cristovão, e tem alta prevista para terça-feira. Em um estágio mais grave, o problema pode até mesmo interromper sua carreira profissional.

- Varia de paciente para paciente. Após o problema, a pessoa pode voltar a ter o músculo do coração no tamanho normal ou, em um estado mais grave, apresentar uma dilatação do mesmo. Esse estágio mais grave pode até mesmo interromper a carreira de um atleta como ele - disse.
Everton Costa foi contratado pelo Vasco em janeiro e não apresentou nenhuma alteração em seus exames. Assim como também nada havia sido constatado pelo departamento médico das outras equipes que o atleta defendeu, como Bahia, Coritiba e Santos. O jogador tem 10 partidas e um gol marcado com a camisa cruz-maltina.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri