Categorias de base

Estadual: Sub-17 perde chance de conquistar o título antecipadamente

Não foi neste fim de semana que o Vasco da Gama recuperou a hegemonia do futebol carioca na categoria sub-17. Na tarde deste sábado (14/11), em São Januário, o juvenil cruzmaltino foi superado pelo Flamengo por 2 a 1 na decisão da Taça Rio. O único gol cruzmaltino na partida foi marcado pelo meio-campo Eduardo Feitoza, na etapa final.
O resultado, porém, não acabou com as chances de título. Por ter sido campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno do torneio, o Gigante da Colina terá mais uma chance de levantar o troféu e quebrar um tabu de 15 anos. O adversário na final geral da competição será o próprio Flamengo. O jogo de ida acontecerá no próximo dia 21 de novembro, na Gávea.

O JOGO

Ciente de que apenas uma vitória o manteria na briga pelo título estadual, o Flamengo iniciou o clássico partindo para cima do Vasco. A postura rubro-negra surpreendeu o Gigante da Colina, que viu sua defesa ser vazada logo no primeiro minuto. Após boa jogada pelo flanco direito, a bola chegou na medida para Patrick, que encheu o pé e inaugurou o placar na Colina Histórica: Flamengo 1 x 0. 
 

O panorama da partida não mudou após o gol. O Gigante da Colina até tentou sair para o jogo, mas os diversos erros de passe dificultaram a criação de uma boa jogada ofensiva. O primeiro arremate cruzmaltino veio apenas aos 17 minutos, com Douglas Luiz. Bem postado em campo, o rubro-negro passou a apostar nos contra-ataque e quase ampliou sua vantagem com Pepe, seu camisa 10, aos 19 minutos.

Insatisfeito com a atuação de seus comandados, o treinador Marcus Alexandre aproveitou a parada técnica para pedir uma mudança de postura. O bate-papo tornou a equipe vascaína mais ofensiva, mas não o suficiente para balançar as redes. Os principais lances de ataque, criados através de cruzamentos de Douglas Luiz e Alan Cardoso, foram afastados com tranquilidade pelo goleiro Gabriel Batista.

Aos 44 minutos, porém, quando todos já aguardavam o encerramento da etapa inicial, o clube da Gávea encaixou um rápido contra-ataque e marcou o segundo com Antonio Carlos: Flamengo 2 x 0.Apoiado por sua torcida, que compareceu em bom número ao Estádio de São Januário, o Vasco foi em busca dos gols necessários para reverter a vantagem do rival no segundo tempo do clássico.

Depois de uma série de tentativas frustradas, Alan Cardoso tocou para Douglas Luiz e o viu dar um eficiente passe para Eduardo Feitoza. O meio-campista recebeu na intermediária, driblou os marcadores e arriscou. O chute rasteiro entrou no cantinho esquerdo da meta defendida por Gabriel Batista: Vasco 1  x 2. O tento empolgou o clube de São Januário, que fez de tudo para justificar o rótulo de "time da virada".

Embora João Pedro tenha feito uma espetacular defesa aos 29 minutos, após um atacante rubro-negro ficar na cara do gol, os momentos finais do duelo foram de domínio vascaíno. Bem marcado, o artilheiro do Gigante da Colina na temporada, Hugo Borges, teve duas chances de empatar a partida. Na primeira, o camisa 11 acabou sendo travado na pequena área antes da conclusão. Já na última, o centroavante cabeceou em cima do arqueiro rival

Escalação do Vasco: João Pedro, Gabriel Buriche (Victor César), Gabriel Norões, Caetano (Marrony) e Alan Cardoso (Alexandre); Rafael França, Rodrigo Fernandes (Eduardo Feitoza), Douglas Luiz e Robinho (Rodrigo Coutinho); Paulo Vitor e Hugo Borges. Treinador: Marcus Alexandre.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri