Política

Eurico diz que recorrerá ao judiciário se eleições forem antecipadas

Em pauta no dia a dia do Vasco, a chance da eleição para a sucessão de Roberto Dinamite ser realizada em março ou abril já ganhou um declarado opositor: Eurico Miranda. O ex-presidente do clube, hoje presidente do Conselho de Beneméritos, avisou que vai lutar e vai até o judiciário se preciso para ir contra a iniciativa que está sendo analisada em São Januário. Sem citar nomes, mas referindo-se à declaração do presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, que é o responsável pela data do próximo pleito em 2014, Eurico chamou a iniciativa de golpe e garantiu que vai até o judiciário para impedir a ação.

- Tudo contra o golpe. Eleições na data certa dentro do Vasco - disse o ex-presidentem, em entrevista para o programa de rádio do Casaca!, grupo político que lidera.

Maior beneficiado da adesão em massa de mais de três mil pessoas no programa de sócios somente em abril deste ano - somente no último dia deste período adentraram ao quadro associativo vascaíno quase duas mil pessoas -, Eurico criticou as tentativas e as "brechas" que estão sendo buscadas para bloquear os votos daqueles que entraram o mês quatro deste ano. O processo ficou conhecido como "Mensalão do Vasco" e foi denunciado pelo grande benemérito do clube Otávio Gomes, em reportagem do GloboEsporte.com em outubro.

Para Eurico, os concorrentes dele nas eleições de 2014 ficaram com medo da superioridade que ele teria na corrida para a presidência.

- Houve uma predominância muito grande do meu nome. Eles se apavoraram e começaram a fazer toda tentativa de golpe possível. Primeiro, (pensaram em) rejeitar esses sócios: 'Vamos rejeitar esses sócios. Esses sócios não podem ser admitidos'. Como? Vocês estão mandando cobrança, estão recebendo. Como é que não pode ser admitido? - questionou Eurico.

Ele se refere ao trabalho da comissão que investiga a denúncia de adesão com irregularidades no quadro social do Vasco. Um relatório produzido encontrou duas mil pessoas que devem comparecer em São Januário para regularizar o cadastro, sob pena de perder a condição de sócio e, evidentemente, o poder de voto nas eleições de 2014. Eurico diz que a comissão desistiu da ideia de devolver o dinheiro dos associados e que agora estão atrás de outra alternativa para prejudicá-lo eleitoralmente, com a possibilidade de renúncia antecipação das eleições ou a renúncia de Dinamite. Isto porque se o pleito acontecer e abril ou até maio, só tem direito a voto quem entrou até fevereiro de 2013.

- Eles não desistiram de tentar fazer uma antecipação. Verificaram o seguinte: 'Vamos fazer o impeachment do Roberto'. Fui flagrantemente contra, mas que não resultaria em nova eleição. A renúncia do Roberto não resultaria em nova eleição. Legalmente, o que acontece é um mandato tampão. Mas agora eles querem buscar uma brecha e querem antecipar a eleição. Evidentemente que nós somos contra. Não pelo fato de que eu, no caso, pessoalmente, perderia alguns votos de sócios. É porque você não pode ir contra o direito que o sócio teve, de que aderiu para votar e agora chega lá e não tem condição de votar. Não, isso é impossível. É uma coisa que não vai passar. Portanto, tudo contra o golpe. Eles vão tentar, sem dúvida. Vão tentar, mas nós estamos alerta. Nós estamos denunciando e vamos fazer. Se for obrigado a gente recorrer ao judiciário, nós vamos recorrer ao judiciário - disse o ex-presidente do Vasco.

Fonte: ge
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário