Política

Eurico nega acusações de irregularidade feitas por sócios

Eurico Miranda voltou a falar. O presidente do Vasco concedeu entrevista ao GloboEsporte.com para rebater as acusações de dois sócios da urna 7, que alegaram que nunca haviam pagado a mensalidade para se tornar associados do clube. Segundo o dirigente, todos os nomes na lista de 691 entregue à Justiça estão regulares. 

- O que posso dizer é que não sei quais são esses torcedores, posso dizer em relação a eles e a qualquer outro: todos os sócios aptos a votar estavam absolutamente regulares. Dentro do que determina o estatuto, mensalidades pagas há mais de um ano, agora sobre A, B ou C só sabendo os nomes deles. Se fulano não pagou, outro diz que não pagou, uma coisa eu garanto: mensalidades foram pagas, estão na contabilidade do clube, tudo isso vai ser absolutamente demonstrado. Não vejo qual outra resposta posso dar. Não participei diretamente de coisa nenhuma, não fujo de respostas, pode ser que alguma pessoa possa ter procurado. Te dou a posição oficial do Vasco. 

Eurico voltou a garantir que será capaz de comprovar o pagamento de todos os sócios sob suspeita - como pediu a juíza Maria Cecília Pinto Gonçalves , criticou a oposição e expressou preocupação com a partida contra o São Paulo, em São Januário, no domingo. 

Confira a entrevista: 

Não estava ciente de que pessoas pagaram mensalidades? 

Não disse isso, quem quer que seja, todos os associados estão regulares. Agora se teve alguém que procurou ou não, o que compete a mim na presidência do Vasco e regularidade de tudo é que associado preenche uma ficha, na secretaria, com todos os dados. Essa ficha pode até fornecer um dado de telefone que não confere, mas os dados fundamentais ele preenche, tem comprovante de residência e assina essa proposta de sócio do clube. Tudo isso tem aí, como deve ser. Essa é a primeira parte, sobre associação no clube. 

Segunda parte é se efetivamente tem mensalidades pagas. Com certeza tem, é comprovado e está lançado na contabilidade do clube. Isso vai ser absolutamente demonstrado. Se alguém pagou mensalidade para A ou B, não compete a mim nem a ninguém. Se alguém quer pagar a mensalidade de outro alguém, resolveu pagar, o que me importa é que no Vasco os sócios precisam dessa proposta de adesão, pagam as mensalidades normalmente. Pode atrasar uma vez, duas, até mais, mas o pagamento não é fotografado quando alguém vem pagar. 

O fundamental nessa situação toda que está sendo armado, isso é tudo armado, o que tem que ficar absolutamente comprovado é que esses associados falam em associação irregular. Não existe associação irregular, eles estão absolutamente registrados, foram aptos a votar e estavam em dia com suas mensalidades. 

Há que se colocar uma coisa: isso está sendo feito numa lista que foi fornecida pelo pessoal da oposição. Forneceram uma lista na justiça, deveria ser uma lista dos associados todos, mas escolheram aqueles e mandaram. Justiça sabiamente fez que eles votasse em urna separada. Não tenho nenhuma dúvida do que é mais importante: eles se associaram legalmente, regularmente, propostas assinadas, não tem nenhuma proposta que não tivesse com assinatura, e pagamento paga-se e vai para contabilidade. Está registrado o pagamento deles todos. 

Torcedor disse que nunca veio a São Januário 

Isso é o que ele diz. Ele nunca veio e assinou a proposta como? Levaram? Forneceu documentos como? Foi contra a vontade? A gente entrar na maneira como foi conduzida ele diz o que quer, nunca veio aqui. Se ele não veio e não queria se associar por que preencheu a proposta? E veio votar, vi uma matéria que um diz que votou em outra chapa. Você encontrou dois, encontre mais, querem fazer a matéria, que façam, encontre mais. 

Vieram 470, 475, só ver, naquela lista ninguém quer dizer que a oposição forneceu mas é uma lista pinçada. Benfeitores, sócios proprietários e sócios gerais. Dos que vieram votar teve os que votaram na nossa e na outra. O fato de alguém ter procurado é absolutamente normal, o que não pode ter é associação irregular e isso não tem, isso vai ser demonstrado claramente na Justiça. 

Poderia mostrar para você os lançamentos contábeis, mas acho que não tenho o direito de fazer aqui. Estou afirmando que os que estão, vão comprovar lá. Como ocorreu o processo, se um veio votar, se nunca veio a São Januário isso é muito estranho, claro que é muito estranho. 

Dezesseis pessoas associadas num domingo 

Isso não chama atenção, não sei se coincide com domingo de jogo aqui, veio na secretaria. Fato de você preencher a ficha com a data e ser domingo, se ele deu entrada, pode ter assinado domingo e virado sócio na segunda. Importante não é data que ali está, seja domingo ou feriado, e sim quando efetivamente deu entrada e se associou. Não vejo irregularidade, isso é querer buscar irregularidade onde não existe. 

Movimento orquestrado? 

Não tenho dúvida que seja. Isso como foi feito durante a campanha, digo pra você e para todos: eu não fiz campanha. Eles fizeram campanha que classifico como sordida, de acusações. Se acusaram entre eles mesmo. Ninguém está interessado em como eles fazem uma campanha, se acusam mutuamente e no dia da eleição um dos candidatos, esse que propos a ação, retira a candidatura e manda seus simpatizantes votarem no outro candidato. Todos acham isso normal. Eu não vejo normalidade. Isso, para o Vasco, é vergonhoso. 

Aquele que apontou, mandou a lista para a Justiça, retira a candidatura. Vi que a TV Globo deu até espaço para que ele falasse. Se ele retirou a candidatura vai falar o que? Deveria ter vergonha e pedir desculpa. Ele que colocou os associados sob suspeita. 

Não vejo sinceramente qualquer tipo de problema, o que asseguro é o seguinte: todos aqueles que se associaram fizeram isso de forma regular e todos estavam com suas contribuições regulares para que pudessem votar. Isso vai ser demonstrado na Justiça. O mais importante: o dinheiro entrou ou foi só lançado? Tá comprovado na contabilidade e vai ser mostrado, todo esse montante dos socios está lançado na contabilidade. 

Questões cadastrais 

Você dizer que as informações cadastrais não estão corretas, como chegaram a isso? Alguma informação estava correta, vocês adivinharam? Ou de onde saíram essas informações? Se a ficha estava errada, como vocês chegaram? Se alguém, de repente, muda de endereço e não comunica isso é outra coisa. Normalmente você regulariza, agora não tem nada feito da parte do Vasco feito de forma intencional, isso está claro. 

Agora tem coisas feitas de forma intencional. Levo a crer que pessoas tenham forçado (alguém grita "Fora Eurico" na rua) uma situação dessa, um disse que não pagou e votou no Brant. Quem sabe a chapa adversária não pagou para ele, ele está regular e estava apto a votar, outros não votaram. Dos 691 dessa lista vieram 475, mais de 200 não vieram votar. Se fosse dessa forma dirigida como querem colocar com certeza viera. 

Se a Justiça solicitar informações sobre todos os associados? 

Acho isso, dizer que não pode, tudo pode. 

Uma coisa clara é que tem uma eleição, resultado proclamado, discordância do resultado pode e pelo que estou vendo está sendo questionado na Justiça. Eu não tenho nenhum questionamento com relação ao resultado, até pela própria decisão judicial essa urna foi colocada em separada para que seja feita a verificação que a Justiça quer fazer. Mas agora, não a invalida. Acho pouco provável que na Justiça você vote e alguém diga que não vale. Você não sabe quem foi que votou, em quem votou, se os votantes estão todos regulares... 

Não vejo outra, claro cada um pode questionar, mas não vejo. Só vejo o seguinte: pode ser que, acho que não vai acontecer, pelos dados que tenho aqui... 

Pode ser que seja considerado um ou dois que tinham uma situaçao irregular, acho pouco provável que se encontre um em situação irregular. Agora se pediram para votar, fizeram para votar, quem acompanhou viu que não teve pressão, voto foi exercido nessa urna com um perito que verificou e atestou a regularidade. Agora a regularidade dos votos, a justiça pediu, a regularidade daqueles que votaram vai ser comprovada. 

Está confiante de que o resultado será mantido? 

Não tenho dúvida, acho que não pode ser de outra forma. Vai ter essa, outra, mais outra, mais outra. Mas isso é normal. A gente tem isso nas eleições gerais, parece que a eleição do Vasco tem um interesse igual às eleições gerais. Vou aproveitar esse momento para dizer: 

Tem jogo de futebol domingo em São Januário. Já sofremos muito com a atuação de ditos torcedores, a mando desse pessoal de oposição, que não venham fazer e provocar o mesmo tumulto no jogo, para não interferir no resultado do futebol. 

Pedido para que polêmica não interfira no futebol 

Prejuízo o futebol do Vasco já teve, perdeu mando de campo, saiu de São Januário, alem do prejuízo de ordem técnica teve prejuízo financeiro muito grande. Só peço que isso não se repita. Providências nós tomamos, no sentido de tentar evitar. Já tem lá, está na ata do jogo que não vão ingressar com camisas de A, B ou C. Torcedor que venha com camisa do Vasco, sem camisa de candidato. 

Segurança reforçada? 

Tenho segurança contratada, mas o Gepe já esta informado disso na ata do jogo e vai proceder dessa forma. 

 

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri