Futebol

Euriquinho é conhecido como o primeiro na linha sucessória

Num clube de tradições religiosas, Eurico é nome do pai, do filho e do espírito beligerante que comanda o Vasco. O todo-poderoso, que suscitava temor de aliados e adversários, já não tem o mesmo tamanho da época de grandes conquistas. A julgar pela campanha do time no Brasileiro, é um Eurico no diminutivo que está cada vez mais presente mesmo quando se afasta da rotina do futebol. Segundo dos quatro filhos do dirigente, Eurico Angelo Brandão de Oliveira Miranda, o Euriquinho, já é reconhecido nos corredores e gabinetes de São Januário como o primeiro na linha sucessória. 

A ausência do filho do presidente no treino de ontem, na Urca, pode ser vista como a exceção que confirma a regra. Foco das tensões, que sugerem um racha no futebol, Euriquinho passou a ser notado até quando sai de cena. Mesmo quando se afasta, já não se pode esconder o desconforto que vem causando. 

— Não vou falar do filho dos outros porque não gosto que falem dos meus — disse um antigo parceiro de Eurico, que prefere o anonimato para evitar ser ainda mais ofuscado pela ascensão da nova liderança. 

Com boas relações no mercado, aos 37 anos, Euriquinho é visto como um dos responsáveis pela formação do atual elenco. Foi pela mediação dele que os agentes Carlos Leite e Claudio Guadagno se reaproximaram, embora o primeiro tivesse processo contra Eurico e o segundo fosse representante do ex-jogador Juninho Pernambucano, rompido com a atual diretoria. Com o ídolo afastado, a maneira com que a torcida o saudava, serve agora para deixar o filho do presidente no lugar do Reizinho. 

— Euriquinho é inteligente, tem personalidade e conhece os meandros do clube. Claro que pode gerar conflitos — disse o grande benemérito Pedro Valente, que já trafegou entre a situação e a oposição até encontrar o equilíbrio em dez artigos. — Fiz um decálogo para os postulantes à presidência. Um dos pontos é não nomear parentes. Outro, o impedimento de assumir cargos públicos. 

Ao lado dos irmão, Mário e Álvaro, Euriquinho foi funcionário do gabinete do pai em sua passagem pela Câmara dos Deputados, entre 1995 e 2002. Com a perda do mandato, Euriquinho encontrou acolhida no legislativo municipal. Entre os meses de janeiro de 2013 e 2015, Euriquinho foi assessor parlamentar do então vereador Marcelo Queiroz, atual secretário municipal de Administração. 

— Euriquinho é um grande quadro do PP. Foi meu contemporâneo na graduação de Direito na PUC-Rio. Na Câmara, me assessorou em um dos meus principais eixos de atuação: o esporte escolar e universitário — disse Queiroz 

A passagem pela Câmara coincidiu com o período em que seu pai esteve longe do poder no Vasco. Elogiado pela sua ação social, Euriquinho tem chamado mais atenção na área comercial do futebol. Embora admita a semelhança com o temperamento do pai, costuma dizer que o espelho de casa o tornou mais flexível. Quem convive com ele, no entanto, identifica que seu maior problema é a paixão exacerbada e a ânsia por voltar aos tempos em que suas explosões eram de alegria com o Vasco. O amadurecimento de um projeto vencedor leva tempo. 

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário