Evander e Mateus Pet acham importante revezar entre profissional e sub-20

Em 25/09/2016 08:11
 

Servir ao Vasco, independente da categoria. Esse é o grande lema dos Meninos da Colina. No elenco que vem se destacando no Torneio Otávio Pinto Guimarães, seis jogadores possuem passagem pelo profissional, incluindo Andrey, Evander e Mateus Vital, que chegaram a ser utilizados na atual temporada. Motivação é o que não falta no grupo, pois todos sabem que uma oportunidade no time de cima pode aparecer a qualquer momento.


Douglas Luiz e Alan Cardoso são a maior prova disso. Utilizados nos  jogos contra Santos e Atlético/GO, os jovens foram titulares do sub-20 no primeiro semestre e chegaram a participar da preparação da categoria para o Torneio OPG antes de se tornarem figurinhas carimbadas na lista de relacionados do treinador Jorginho. Para Evander, atuar na equipe júnior não é demérito, muito pelo contrário, é um forma de se manter em atividade e estar sempre pronto.

- Tive algumas chances no time de cima e não fui tão bem em algumas. Então, pedi para descer com o objetivo de recuperar o ritmo de jogo. Não quero deixar escapar a próxima oportunidade quando ela surgir. Estou encarando essa chance de jogar no sub-20 com a maior alegria possível. Estou deixando tudo em todos os jogos para merecer uma nova oportunidade do professor Jorginho. Quando acontecer, como disse, vou procurar agarrá-la - afirmou Evander, que foi titular da equipe principal em cinco dos 15 jogos que disputou no ano.

O mesmo pensamento tem Mateus Vital. Lançado pelo Vasco no jogo contra o Coritiba, que fechou a participação vascaína no Campeonato Brasileiro de 2015, o jogador vem atuando no sub-20 desde o primeiro semestre. Suas atuações na categoria o fizeram voltar a defender a camisa da Seleção Brasileira. Bastante elogiado por Jorginho, o garoto de 18 anos entende que todos ainda estão em processo de formação.

- O ritmo de jogo é primordial para qualquer atleta de futebol. Por isso é tão importante, mesmo estando no profissional, descer para jogar no sub-20. Este processo é extremamente normal e muito importante para a nossa evolução. Temos que aproveitar que ainda temos idade de juniores para nos manter em atividade, até mesmo para aproveitar as próximas oportunidades que surgirem no elenco profissional - declarou Mateus Vital, utilizado em cinco partidas na temporada de 2016.

Evander e Mateus Vital estão confirmados no próximo compromisso do sub-20 no Torneio Otávio Pinto Guimarães, contra o Itaboraí, neste domingo (25), às 11 horas. A dupla de meio-campistas foi citada pelo treinador Jorginho em sua última entrevista coletiva, concedida após o triunfo sobre o Atlético Goianiense. O comandante do profissional falou sobre o trabalho que vem sendo realizado com as jovens promessas do clube.

- Está sendo para mim uma grande satisfação ver o meu time jogar da forma que está jogando com quatro jogadores das categorias de base. É claro que um deles é o Luan, que já tem uma certa experiência, mas os outros possuem 18 ou 19 anos de idade. Esse equilíbrio que estamos tendo para trazer esses atletas é fundamental. Meu sonho é que a gente suba outros atletas, como já tem acontecido. O Evander está jogando no júnior para manter o ritmo de jogo. O mesmo vale para o Mateus e o Andrey. Essa mistura entre experientes e jovens é muito importante. Uma grande satisfação ver o Alan, o Douglas e o Caio jogando com uma grande maturidade. Isso é muito bom - disse o técnico Jorginho.

Fonte: Site oficial do Vasco