Futebol

Ex-técnico do Vasco, Jorginho foi homenageado na festa do título do Bayern

Antes da vitória do Bayern de Munique por 4 a 1 sobre o Freiburg neste sábado, o clube bávaro fez uma imensa festa no gramado. Se era dia de homenagear Xabi Alonso e Philipp Lahm, que faziam sua última partida como jogadores profissionais, outros campeões não foram esquecidos. Foram 26 ex-atletas chamados, simbolizando cada uma das conquistas do Campeonato Alemão e, entre eles, três brasileiros: Jorginho (campeão em 1994), Paulo Sérgio (2001) e Élber (2003). O ex-técnico do Vasco se emocionou com o momento e disse que sonha em dirigir uma equipe no país.

- É uma emoção diferente. A gente não está participando direto, mas é muito legal a gente ver o que representa para o clube. Às vezes, principalmente os mais jovens, não têm ideia da grandeza que é o clube. E a gente vendo a homenagem, o carinho do torcedor... o clube tem uma história maravilhosa, os caras foram cinco vezes campeões consecutivos, 27 vezes campeões alemães. É muito legal. Estar dentro do estádio, vislumbrando alguma coisa para o futuro. Meu sonho é vir para cá, ser treinador na Alemanha. Imagina um dia alcançar uma situação dessa. É emocionante, arrepia a gente. O carinho do torcedor, da diretoria, com todos os ex-jogadores, é algo que marca muito a gente - disse Jorginho, que jogou no Bayer Leverkusen entre 1989 e 1992, e no Bayern de Munique entre 1992 e 1995.

Além dos brasileiros, nomes de grande expressão mundial participaram da festa deste sábado. De Franz Beckenbauer, passando por Lottar Matthäus até chegar em Oliver Kahn, eram muitos os ex-jogadores que prestigiaram um momento único na história do Bayern: pela primeira vez, um clube venceu o Campeonato Alemão por cinco vezes consecutivas. E, além disso, dava adeus a Philipp Lahm, talvez um dos maiores de todos os tempos na lateral direita.

- Foi um momento ainda mais emocionante porque dois jogadores estavam parando de jogar. O respeito, o carinho do torcedor com os atletas, o que eles conquistaram. Principalmente o Philipp Lahm, que é campeão do mundo, campeão de Champions, da Copa do Mundo, de tudo. Toda a festa realizada é algo maravilhoso. São dois dias de festas, hoje e amanhã, comemorando com os atletas, famílias e comissão técnica. Para gente é um prazer. Encontramos Beckenbauer, Oliver Kahn, Lothar Mattäus, campeões do mundo. Muito legal a gente estar fazendo parte de uma história que tem grandes nomes como esses, sabendo que você faz parte disso, é muito gratificante - afirmou Jorginho.

Durante a partida, quem entrou em campo no lugar de Lahm, que agora se aposenta do futebol, foi o lateral brasileiro Rafinha. Com mais de 200 jogos pelo Bayern, o brasileiro posou para foto no gramado com Jorginho e celebrou o momento importante na história do clube.

- Hoje foi um dia muito especial para a nossa equipe. Mesmo já tendo vencido o título, tínhamos que jogar uma boa partida porque dois de nossos jogadores estão encerrando suas carreiras hoje (sábado). Então, o certo era fazer um grande jogo em homenagem ao Philipp Lahm e Xabi Alonso. Philipp e Xabi são lendas do futebol e posso dizer que tive a honra de jogar ao lado deles. O futebol perde dois grandes nomes hoje e desejo a eles tudo de bom na próxima fase de sua vida - disse Rafinha.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri