Futebol

Ex-Vasco e Seleção, Gilberto encontra atletas da base vascaína e dá dicas

Nesta quinta-feira, o ex-lateral-esquerdo e atual diretor-executivo do Americano-RJ, Gilberto, esteve na sede da CBF, na Barra da Tijuca, para realizar um treinamento sobre registro e transferências de jogadores. No entanto, o ex-atleta, hoje aos 39 anos, aproveitou a visita para relembrar a época dos tempos nos gramados. Afinal, ele esteve pela primeira vez no Museu da seleção brasileira, por onde atuou por quase uma década e disputou duas Copas do Mundo - de 2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul.

- É, eu fiquei um pouco emocionado, né. Até porque é a primeira vez que vim visitar o Museu. Eu saio daqui com uma impressão muito diferente da que eu tinha em relação a tudo. Até no futebol  a gente tem 17 anos de carreira e, às vezes, conhece pouca coisa - disse Gilberto.

posentado desde 2014, Gilberto, que foi campeão da Copa das Confederações de 2005 e da Copa America de 2007 pela seleção brasileira, se emocionou ao relembrar o único gol que marcou em uma Copa do Mundo - contra o Japão, em 2006 - e revelou uma frustração por não ter conseguido alcançar algum título mundial com a camisa amarelinha.

- Até por você ser exigente, quando se fala de atleta de alto nível, você fica pensando assim "pô, disputei duas Copas do Mundo e não consegui ser campeão com a seleção brasileira". Essa (de 2006) foi a minha primeira, quando atuava na Alemanha, no campo do Borussia (Dortmund), aquela coisa toda e consegui marcar gol em Copa do Mundo. Poucos são os atletas que conseguem isso, realizar o sonho de jogar na seleção brasileira e não é fácil de marcar um gol na Copa do Mundo. Mas a gente é tão exigente que, se pudesse ser campeão do mundo, ia ser o ápice - disse.

Durante a visita ao Museu, Gilberto também se encontrou com jovens das categorias de base do Vasco, clube por onde conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul de 2000. Com passagem por clubes como Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Vitória, Tottenham-ING e Hertha Berlim-ALE, o ex-lateral fez questão de deixar algumas dicas para a garotada do Cruz-Maltino.

- Primeiramente é uma satisfação estar vindo aqui na CBF depois de parar de jogar. Hoje sou diretor do Americano, de Campos. Estive aí na situação de vocês, na base de um grande clube. Queria dizer para vocês que durante toda a minha carreira, durante os 17 anos de profissional, tirando o tempo da base, o mais importante para mim era que eu tinha um sonho, e eu acreditava em mim. Queria passar para vocês isso. Não desistam dos sonhos de vocês. Cada dia se preparem ainda mais. Todo dia estejam se preparando e trabalhando mais para que consigam realizar o sonho de vocês. Boa sorte sempre - finalizou Gilberto.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri