Futebol

Ex-volante torce por retorno do Vasco à Série A do Brasileirão

Ele ficou conhecido por jogar pela Seleção Brasileira Sub-20 nos anos 90, após se desenvolver nas categorias de base do Novorizontino. Após sua passagem no time da cidade do interior paulista, Élder Campos foi para o Vasco, primeiro time em que despontou como profissional. Terminou a carreira em 2010 no Red Bull e agora como técnico de categorias de base, o ex-volante lamenta o segundo descenso do clube cruzmaltino em seis anos.

- O lugar do Vasco é na Série A. Vendo de fora, posso opinar que do jeito que o futebol brasileiro está se profissionalizando cada vez mais, fica difícil o clube ter setores defasados. Às vezes, a culpa não é do treinador ou de um grupo de jogadores. E muitas vezes um determinado dirigente contrata um reforço que fez uma ótima temporada em outro time, mas não teve como se adaptar em um elenco novo. Tudo é uma questão de planejamento e de sorte - explica.

No momento, o Vasco ocupa a quarta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a atual classificação, o time garante vaga para a Série A do Brasileirão. O ex-volante atuou no clube carioca entre 1995 e 1996, antes de ir para o Santos, clube que relembra com carinho pelos dois títulos conquistados (Torneio Rio-São Paulo e uma Copa Conmebol) e por ter trabalhado com Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão.

- Os problemas com a justiça desportiva também não ajudaram o time. Além da irregularidade em campo, acredito que o Vasco acabou pagando por erros do passado.

Logo após pendurar as chuteiras, Élder foi técnico do Santo André Sub-15, chegando a disputar o Campeonato Paulista da série. Sentiu a necessidade de se aperfeiçoar e decidiu estudar Educação Física. Hoje em dia, atua como técnico das categorias sub-7, sub-9, sub-11 e sub-13 do Clube dos Ingleses, em Santos, aplicando metodologia do futebol europeu, usadas em clubes como o Barcelona. Entre as técnicas, Élder busca reduzir o número de jogadores em campo no sub-7 de forma a não agredir a parte física do futuro atleta ou de estabelecer posição tática precocemente.

- Está sendo uma nova experiência. Estou podendo colocar em prática alguns conceitos que acrescentam coisas positivas no dia a dia desses alunos que futuramente poderão ser atletas ou cidadãos integrados ao esporte. Gosto de mesclar para que eles possam compreender como funciona um ritmo de uma equipe - conclui.

 

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário