Futebol

Exclusivo: confira sequência de fotos de gol de Gaúcho contra o Flamengo

Recebemos da nossa leitora Cássia Rizzo, a quem agradecemos antecipadamente, uma seqüência de seis fotos de um gol do hoje treinador do Vasco Gaúcho, na vitória do Vasco sobre o Flamengo por 2x1, em partida realizada em 22/7/1973. O gol de Gaúcho foi o segundo gol do Vasco, que terminou sendo o da vitoria.

Na época em que jogou pelo Vasco, Gaúcho era o que se chama de coringa.

A súmula completa da partida:

22/07/1973
VASCO 2x1 Flamengo - Campeonato Carioca - Segundo Turno
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Público: 79.219
Árbitro: Romualdo Arppi Filho
Vasco: Andrada, Paulo César, Moisés, Renê, Alfinete, Zanata, Alcir,
Gaúcho (Dé), Luís Fumanchu (Buglê), Roberto Dinamite e Luís Carlos. T:
Mário Travaglini.
Flamengo: Renato, Moreira, Chiquinho, Fred, Rodrigues Neto, Liminha,
Zé Mário, Paulo César Lima, Doval, Dario e Arilson (Vitor). T: Zagalo.
Gols: Zanata 11\", Gaúcho 13\" e Dario 35\" do 2º tempo
Expulsão: Zanata 25\" do 2º tempo

Fotos:
\"Sequência
1) Luis Fumanchu (7) vai à linha de fundo e centra. Chiquinho (2) tenta interceptar, sem sucesso, observado por Fred (3).

\"Sequência
2) Renato salta mas não alcança a bola, cuja trajetória é observada por Roberto Dinamite (9) e Fred (3). Moreira (4), marcando o segundo pau, pressente que alguém se aproxima às suas costas.

\"Sequência
3) A bola chega no segundo pau na medida para Gaúcho, que nem precisa sair do chão para cabecear. A bola entra rente à trave, bem acima da cabeça de Moreira. Vasco 2 a 0 aos 13 minutos do segundo tempo.

\"Sequência
4) Gaúcho se prepara para receber o abraço de Roberto Dinamite, enquanto os jogadores do Flamengo observam a bola estufando a rede.

\"Sequência
5) Gaúcho comemora o gol e Roberto Dinamite (9) corre para abraçá-lo.

\"Sequência
6) Enquanto Gaúcho (10) e Roberto Dinamite se abraçam, Fred leva as mãos a cabeça, desesperado.

Um detalhe curioso: Nessa época, Roberto Dinamite ainda usava o número 9. Gaúcho, ness dia, jogou com a 10. Fumanchu, Roberto e Gaúcho tinham apenas 19 anos e eram companheiros no time juvenil (atual juniores).

O que motivou Cássia a dividir com os leitores do site foi colocar essa curiosidade sobre o clássico pudesse ser colocada na internet para que a torcida do Vasco pudesse ter acesso. Os mais velhos se lembrariam e os mais novos teriam conhecimento de que o atual técnico do Vasco já fez gol contra o urubu.

Outro objetivo de Cássia é que o material chegue ao próprio Gaúcho e até mesmo ao Roberto, e consequentemente aos jogadores. Talvez pudesse servir como inspiração saberem que o Gaúcho já decidiu um jogo contra o Flamengo, com a participação do Roberto, maior carrasco do clássico dos milhões com 27 gols em 67 jogos (segundo o livro Clássico dos Milhões do Roberto Assaf). Isso daria mais confiança de que a mesma dupla, agora fora do campo, alcance o mesmo sucesso que naquela partida de 1973. E, ao mesmo tempo, mostrar que os dois tinham 19 anos e não amarelaram. Partiram pra cima do urubu e depenaram-no. Não teve juiz, não teve torcida adversária, não teve flaprensa, não teve Maracanã cheio, nem TJD e procuradores tendenciosamente flamengueiros que os detivessem.

Segundo Cássia, o material também pode servir para ajudar a levantar o ânimo tanto da torcida quanto do time, esquecendo um pouco o momento conturbado administrativamente e focar nesse jogo.

Agradecemos ao nosso colunista Vítor Roma, que recebeu o material por email, pela disponibilização tanto do texto quanto das fotos.

Fonte: -
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir