Futebol

Felipe e Pedrinho retomam parceria no Tigres-RJ

Os dois começaram a carreira juntos no futsal do Vasco, ainda em 1983. Fizeram parte de uma das gerações mais vitoriosas do clube e formaram dupla de sucesso na década de 1990. Mas os tempos são outros. "Irmãos" da vida e campeões de quase tudo com a camisa cruz-maltina no peito, Pedrinho e Felipe, atualmente, têm uma nova missão pela frente. Agora "professores", os ex-jogadores iniciaram o trabalho como treinadores no Tigres-RJ no mês passado e terão a missão de conduzir o modesto time da Baixada Fluminense a uma grande campanha no Carioca. 

Mais uma vez juntos, no Rio de Janeiro, como na primeira vez em que vestiram o uniforme vascaíno na quadra, ainda crianças, conforme recorda Pedrinho, auxiliar técnico de Felipe.

- A nossa parceria já passou o limite de amizade. O Felipe é um irmão, realmente. Nos conhecemos com 6 anos no futsal, e nossos caminhos seguiram próximos no futebol de campo e depois se afastaram um pouquinho. Agora, estamos juntos novamente. Nós pensamos muito parecido em muitas coisas em relação ao futebol, podemos discordar de algumas coisas, mas isso faz parte. O carinho que temos pelo outro, eu acho que vai ser o grande segredo para que tenhamos sucesso - disse Pedrinho, aos 39 anos.

Fora dos gramados e com a responsabilidade de orientar os jogadores, o meia também avaliou a distinção entre jogar e comandar. Ele, aliás, não escondeu a vontade que às vezes sente de entrar em campo para promover a execução do que pensa sobre o futebol nos treinamentos.

- A principal diferença entre jogar e depois treinar é que realmente você não pode executar tudo aquilo que você pensa. Na realidade, você vai colocar em prática todas as coisas que você entende como futebol, mas a execução depende dos atletas. Então, muitas vezes, as coisas que você tenta elaborar, entende de futebol, que você usa como metodologia de trabalho não acontecem, aí dá vontade de você executar. Mas esse é um processo normal. E o desgaste, de repente, do treinador é um pouco maior que o jogador, pois a pressão é maior em cima do treinador - afirmou Pedrinho, que também falou sobre as novas obrigações e deveres.

- A responsabilidade de orientar tem que ser levada muito a sério. Por isso nunca procurei usar meu nome. Eu fui me preparar, estudar, fiz curso, fiz estágio, para estar preparado. São muitas coisas que temos pensar, que fogem até um pouquinho do futebol. Enfim, é um aprendizado muito grande e estamos crescendo muito neste processo.

Motivado com a nova carreira, Felipe fez coro ao companheiro sobre a nova realidade e a responsabilidade. Procurado pelo GloboEsporte.com por telefone, o Maestro narrou brevemente a intensidade da preparação do clube, que saiu na frente nos treinos para o Carioca, ao falar do isolamento em que se encontram em Xerém, no Centro de Treinamento do Tigres.

- Estamos treinando em tempo integral (no Centro de Treinamento), de manhã e à tarde. O telefone aqui não pega, só WhatsApp em uma das salas - declarou o Maestro, aos 39 anos.

Juntos, Felipe e Pedrinho foram campeões da Taça Libertadores pelo Vasco em 1998. Venceram também o Brasileiro de 1997 e 2000, o Campeonato Carioca de 1998, o Rio-SP de 1999 e a Mercosul de 2000. No Tigres, terão pela frente a meta de avançar na seletiva do Carioca para disputarem a fase principal contra os grandes. A previsão é que a estreia do Fera da Baixada aconteça contra a Cabofriense, no dia 11 de janeiro, no Estádio Estádio Los Larios.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir