Futebol

Festa da final do Carioca é cancelada. Veja os motivos!

Tumultuado até o apito final, o Campeonato Carioca se encerrou no último domingo manchado por polêmicas. Tanta confusão fez até mesmo a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) cancelar a tradicional festa de premiação do torneio realizada depois da final – às segundas, após a decisão do título.

Sem esconder a insatisfação com as seguidas discussões, a entidade decidiu não realizar o evento após brigas nos bastidores com Flamengo, Vasco e Fluminense.

Os debates começaram antes mesmo de a bola rolar. Apesar de aprovarem por unanimidade a fórmula de disputa um ano antes, as diretorias dos três clubes reclamavam publicamente da quantidade de jogos contra os pequenos que representavam enorme prejuízo financeiro e técnico. A Ferj se defendia e argumentava que o regulamente havia sido votado e aprovado por times e TV Globo.

Na sequência, ainda na primeira fase, o Vasco esbravejou por ter um gol legal anulado no clássico contra o Flamengo – Douglas cobrou falta e o árbitro auxiliar Rodrigo Castanheira não viu a bola entrar por 33cm. A diretoria reclamou e o Cruzmaltino soltou até nota cobrando uma posição da Federação.

Poucas semanas depois, o estopim. Às vésperas da eleição na Federação que reelegeu o presidente Rubens Lopes para mais um mandato de quatro anos, Flamengo, Fluminense e Vasco se juntaram para soltar um manifesto cobrando melhorias no futebol carioca e afirmando não concordarem com a manutenção do mandatário no cargo.

O clima azedou de vez e a Ferj decidiu cancelar a festa por não ver clima para confraternização, independente de quem fosse o campeão. E assim foi feito.

Festa fechada para os melhores

Procurada para comentar o assunto, a Federação reconheceu que o desgaste nos bastidores mudou a programação inicial. A entidade informou ainda que o dinheiro que seria gasto na festa – pouco mais de R$ 300 mil – será utilizado na realização de debates para "melhorar o evento e evitar reclamações futuras".

A ideia é que os fóruns com a presença de dirigentes ocorram de agosto a novembro, quando então seria formulada uma carta de intenções para ser levada ao arbitral dos próximos campeonatos.

A Ferj ainda ressaltou que, por ser algo previsto em regulamento, a premiação aos destaques do torneio irá ocorrer, mas em um evento fechado na sede da entidade.
Artilheiro, goleiro menos vazado e integrantes da seleção do torneio receberão homenagens em uma celebração reservada, sem o registro da imprensa e presença de torcida.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri