Clube

FFERJ responde ao Vasco sobre Certificado de Clube Formador

Passados três anos após a regulamentação do Certificado de Clube Formador (CCF), os quatro clubes grandes cariocas seguem sem ver o documento. E de acordo com eles, sofrem com a falta de resposta da Ferj sobre os pedidos.

- Entramos com toda a documentação em 2012, e sequer tivemos uma resposta formal. Em 2013, nos disseram informalmente que a documentação estava vencida, mas não há resposta oficial. Quero apenas saber se com a documentação que eu tenho eu posso ou não posso ter o documento, mas não há esse diálogo - afirmou Mário Reigota, coordenador da base do Vasco, no III Encontro técnico das Categorias de base, realizado nesta segunda-feira, na CBF.

A federação carioca, por sua vez, aponta irregularidades na documentação enviada pelo Vasco e aponta falhas no departamento médico cruz-maltino como "medicação com prazo de validade vencido" (confira a resposta da Ferj abaixo).

Fernando Simone, gerente da base do Fluminense, e Carlos Noval, diretor executivo da base do Flamengo, porém, concordaram com a reclamação de Reigota.

- Se eu cumprir todas as exigências feitas, terei a melhor base do mundo. Tenho certeza que temos as condições de ter o documento. As exigências variam de estado para estado - disse Fernando Simone.

O que é o CCF

Certificado de Clube Formador é o documento que permite ao clube fazer contratos de formação com os atletas a partir dos 14 anos. A CBF passou a tarefa de conceder ou não o CCF para as federações estaduais, e cada uma faz suas exigências.

- Acho difícil que isso mude. Nossa intenção ao designar as federações para dar os certificados foi ajudar os clubes que ficam em centros mais distantes. E a decisão da federação é soberana. Não há nada que a CBF possa fazer - disse Amilar Fernandes, advogado da CBF.

Confira abaixo a resposta da federação:

1 - A documentação originalmente apresentada pelo Vasco da Gama, em 22 de janeiro de 2013, mediante protocolo 352, encontrava-se inteiramente fora dos padrões exigidos, contendo inúmeros erros crassos e em total desconformidade com os preceitos da legislação pertinente, das RDPs 001/12e 002/12, expedidas pela CBF, e RDP 019/12, expedida pela FERJ.

2 - Tais desconformidades foram informadas oficialmente ao Sr. Antonio Peralta e ao Sr. Mauro Galvão, apresentados, respectivamente, como Vice-Presidente e Coordenador das Categorias de base do Vasco, em reunião ocorrida na FERJ;

3 - Na ocasião, a título de orientação, foi entregue a ambos um documento contendo;

4 - Um check list do que seria verificado e analisado pela FERJ;

5 - Nova documentação pretensamente corrigida foi protocolada sob o número 8483 em 11 de novembro de 2013, e da mesma forma que anterior incompleta e com inúmeras irregularidades, fato comunicado não só ao Vice Presidente Peralta como também ao Presidente Roberto Dinamite, sem que tenha havido até o momento correção das desconformidades comunicadas;

6 - Em inspeção realizada no mês de maio de 2014, foram encontrados absurdos no departamento médico, sendo a mais grave medicação com prazo de validade vencido, fato também citado para o Presidente Roberto Dinamite;

7 - Nova inspeção ainda não foi realizada, aguardando-se primeiramente a regularização da documentação pertinente;

8 - O Nova Iguaçu FC recebeu o certificado de clube formador por ter apresentado toda a documentação dentro dos padrões legais exigidos e, submetido à inspeção de suas dependências, nada foi encontrado em desconformidade, caracterizando ser perfeitamente fácil, viável e factível obter o certificado pretendido;

9 - Faz tempo que o Vasco não se faz presente na Ferj para tratar de assuntos de seu interesse, e a última vez que o fez pediu favores para saldar compromissos atrasados, ressaltando que a Ferj sempre ajudou seu filiado, e continua ajudando, tendo pagado várias das despesas de jogos realizados pelo Vasco, cujo montante encontra-se nesta data superior a R$ 190.000,00.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri