FIFA anuncia mudanças na regra do futebol

09/05/2018 às 08h14 - FUTEBOL

A Fifa, através da International Football Association Board (IFAB), oficializou a mudança de algumas regras do futebol. Entre as alterações, chamam a atenção a oficialização do árbitro de vídeo (VAR), além das alterações na regra do impedimento e das substituições.

Quer ficar por dentro de resultados ao vivo, ver calendários de jogos, tabelas de classificação e ainda receber todas as notícias do seu time de coração? Então, clique neste link com seu celular e baixe GRÁTIS o app do Esporte Interativo!

Dos 14 pontos apresentados no documento resumido da CBF - realizado pelo chefe do Departamento de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa - explicando as alterações, quatro são específicas da utilização do VAR. 

Além da presença do árbitro de vídeo de forma oficial nas regras, também foi estipulado que o jogador que entrar na área de uso do VAR na beira de campo ou na cabine de análise de imagens será expulso e que o tempo utilizado para a análise do árbitro de vídeo deverá ser acrescido.

Outra mudança importante foi na regra do impedimento. De acordo com o documento divulgado pela CBF, a mudança é no momento analisado como impedimento. 

"Análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador", diz o tópico 13 do documento escrito por Sérgio Corrêa.

O número de substituições também foi mudado na regra. Pelo novo regulamento, todos os times terão direito a uma quarta alteração de jogador em caso de disputa de prorrogação.

Uma outra alteração que chama a atenção é em relação à volta de jogadores a campo sem autorização. Pela nova regulamentação, qualquer jogador que saia do campo para ajeitar algum equipamento de jogo seguirá precisando de autorização do árbitro para retornar. O que mudou na regra é que se o atleta voltar sem autorização e participar diretamente de um lance, será assinalada a falta, ou até pênalti, do jogador em questão.

Além das citadas acima, outras mudanças menores também ocorreram, como a limitação do tempo de hidratação para um minuto, mordidas serem instauradas oficialmente como faltas diretas e fim da limitação de substituições para jogos de categorias de base.

Fonte: Esporte Interativo