Clube

Filho de Ipojucan, craque do Expresso da Vitória, faz revelação após 28 anos

\"Comparável a Pelé só Ipojucan\". As palavras do radialista Luiz Mendes não são elogios exagerados para Ipujucan Lins de Araújo, grafia correta do nome do atleta alagoano. De fato, foi um dos maiores craques vascaínos de todos os tempos, conquistando muitos títulos com a camisa cruzmaltina. Revelado nas divisões de base de São Januário, atuava como meia-atacante no Expresso da Vitória, a espetacular equipe do Vasco que dominou os gramados do futebol brasileiro nos anos 40 e 50.

Apesar de ter sido um dos jogadores mais altos do seu tempo, com 1,90m, Ipojucan era habilidoso e criativo, comparado a um malabarista com a bola. Seus dribles de efeito, passes de calcanhar e lançamentos inteligentes eram sensacionais. Graças às jogadas surpreendentes de Ipojucan, Ademir Menezes marcou dezenas de gols. Além disso, o próprio Ipojucan também sabia balançar as redes. É o 5º maior artilheiro da história do clube, marcando 225 gols em 413 jogos.

Arredio, detestava treinar e era psicologicamente frágil. Durante o intervalo da final do Campeonato Estadual de 1950, não queria voltar a campo alegando sentir-se mal, mas foi forçado debaixo de safanões do técnico Flavio Costa. Mesmo alheio à partida, caído pela ponta direita, deu um magnífico passe para Ademir marcar o gol do título.

Depois de participar de várias conquistas pelo Vasco, e de integrar a Seleção Brasileira, foi para a Portuguesa de Desportos, onde pendurou as chuteiras. Chegou a ser treinador de algumas equipes e viveu até os 52 anos de idade. Faleceu no dia 19 de junho de 1978, deixando para o mundo os filhos Rita Cássia, de 46 anos e Ipujucan, de 48 anos, que moram em São Paulo.

\"O nome verdadeiro do meu pai também era Ipujucan, mas desde a época de bola muitos jornalistas redigiam errado: Ipojucan, Ipojucã, Ipojuca, etc. O certo mesmo é Ipujucan\", explica o filho.

Ipujucan Tadeu Lins de Araújo, filho do craque, nasceu no Rio de Janeiro mas vive no bairro Ipiranga, na capital paulista. Ele se sente insatisfeito por pensarem que o pai tenha morrido de tuberculose.

\"Isto foi invenção do Armando Nogueira, que eu li no jornal há uns anos atrás! Fiquei indignado! A verdade é que em 1966, enquanto treinava o Noroeste de São Paulo, meu pai passou a sofrer de nefrite, uma doença nos rins. Ficou internado uns quatro ou cinco anos fazendo vários exames, até que a irmã Iraci doou o rim para ele\", explicou Ipujucan (filho).

Em 1970, o ex-jogador do Vasco fez um dos primeiros transplantes de rins na América do Sul, no Hospital das Clínicas em São Paulo. O resultado da cirurgia foi um sucesso.

\"Nós não tínhamos muito dinheiro. Sobrevivíamos com alguns jogos beneficentes que faziam com veteranos do Vasco e da Seleção Carioca. Na época havia um programa na TV Tupi do apresentador Jota Silvestre. Através desse programa, o Governo Federal premiou os jogadores que ganharam a Copa de 70, concedendo casas lotéricas para cada um. Daí o apresentador resolveu premiar o meu pai também, já que ele foi um dos responsáveis pela primeira grande conquista do Brasil no exterior: o Campeonato Pan-Americano de 1952\", revelou o filho do craque.

Só assim a família de Ipojucan passou ter uma situação financeira melhor, porém anos mais tarde o craque voltou a adoecer:

\"Por volta de 1977 meu pai voltou a ficar doente, tendo tosses estranhas e muito cansaço. No ano seguinte ele voltou ao hospital devido à disritmia cardíaca. Era época da Copa de 1978 na Argentina, eu me lembro como se fosse hoje. Meu pai resolveu assistir a partida Brasil 0x0 Argentina. Ele vibrava muito com os jogos, mas não deveria ver por causa do coração. Quando voltei da escola soube que ele tinha falecido de parada cardio-respiratória\", finalizou.

Clique aqui para acessar uma coletânea de fotos de Ipojucan no Banco de Imagens do Site Oficial do Vasco.

Um pouco mais sobre Ipojucan:

Nome: Ipujucan Lins de Araújo
Nascimento: 03/06/1926, Maceió-AL
Falecimento: 19/06/1978, São Paulo-SP
Período no Vasco: 1941 a 1954
Números pelo Vasco: 225 gols em 413 jogos
Posição: Meia-atacante
Principais títulos no Vasco:
- 5 Campeonatos Estaduais (1945, 1947, 1949, 1950 e 1952)
- Campeonato Sul-Americano de Clubes (1948)

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir